Nesta semana ocorreu mais uma etapa do planejamento da Secretaria de Saúde de Cabo Frio para os próximos meses, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As ações são proporcionadas por um termo de cooperação técnica que busca desenvolver projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, informação e apoio à gestão no planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde, Érika Borges, a reunião na quarta-feira (23) contou com a apresentação dos projetos prioritários da saúde a curto, médio e longo prazo, com foco nos processos de execução.
“O Termo de Cooperação Técnica tem contribuído para a implantação de ações efetivas e eficientes no atendimento para a população. Este encontro com a equipe técnica, secretários adjuntos e coordenadores, foi para apresentar o plano de execução, analisando todo processo, integrando cada representante dessa cadeia, para que o projeto saia do papel para se tornar realidade. No serviço público é de suma importância cumprir os ritos dos processos administrativos, por isso cada profissional é fundamental para que o Plano Municipal de Saúde seja executado”, explica Erika.
Neste momento, os projetos estão na fase executiva, de abertura de requerimento administrativo, análise de viabilidade e solicitação de recursos.
O trabalho prevê reuniões para execução do Plano Municipal de Saúde, oficinas que garantam uma base de qualificação técnica para profissionais, principalmente para equipes de gestão, e produção de material técnico.
A próxima reunião acontece no dia 9 de março, com apresentação do setor de orçamento e processos administrativos. A parceria é válida até maio de 2022.