A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover o Seminário de Saúde Mental “Dando voz ao povo”. Aberto a toda população, o evento será nesta segunda-feira (27/05), a partir das 13h30, na Câmara Municipal (Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 179, Centro).
Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial vão receber pacientes e familiares, assistidos pelos dispositivos municipais, para uma tarde de bate-papo e debate sobre o bem-estar mental da população. Na oportunidade, os usuários terão direito de fala, visando refletir sobre a importância de combater o preconceito e promover a conscientização em relação às questões da saúde mental.
A iniciativa marca o encerramento da programação em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A data simboliza a luta pela dignidade e respeito das pessoas que sofrem de transtornos mentais e surgiu no Brasil na década de 1980, com o objetivo de questionar o modelo de tratamento psiquiátrico tradicional, baseado em internações prolongadas e tratamentos desumanos.
A luta antimanicomial busca a inserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade, através de políticas públicas de inclusão, tratamentos humanizados e respeito à diversidade. A Secretaria de Saúde considera fundamental reconhecer que a saúde mental é um direito de todos e que a estigmatização das pessoas com doenças psiquiátricas só contribui para agravar o sofrimento e a exclusão social.