A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue empenhada em garantir educação de qualidade para os estudantes aldeenses. Fruto da parceria da Prefeitura aldeense e o SEBRAE, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi lançado na Escola Cívico-Militar Miriam Alves de Macedo Guimarães. Outras seis escolas também receberam o projeto e já iniciaram com a aplicação prática. A iniciativa é realizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação.
A iniciativa tem o objetivo de impulsionar os jovens no empreendedorismo, ensinando os conceitos teóricos e práticos. Após a abertura, 35 profissionais serão capacitados na metodologia do curso. Ao final da capacitação, a expectativa é que os docentes levem os conteúdos para 290 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental e 436 alunos do segundo segmento, totalizando 726 alunos da rede municipal.
O secretário Claudio Viviani esteve na abertura oficial do projeto. “Ficamos muito felizes que conseguimos dar início a esse projeto. Um projeto que vai trazer, da sexta até a nona série, disciplinas como a robótica. Vai acontecer em sete escolas, depois nós vamos expandir para mais escolas do nosso município. Isso vai trazer qualidade de ensino para os nossos estudantes. Isso é excelente para São Pedro da Aldeia. Assim, agradecemos a Secretaria de Educação, Claudia Fernandes, coordenadora do projeto JEPP, que trabalharam em conjunto com a nossa secretaria Daniele, o nosso prefeito, Fábio do Pastel, que comprou essa ideia. Isso vai ser revolucionário, não só para a nossa cidade, como para toda a Região dos Lagos”, afirmou.
A Ponto Focal do Programa Cívico-Militar, Tatiana Melo, comentou sobre a iniciativa. “Realizamos uma reunião com os professores, entregamos as apostilas que trazem as atividades e a base para o trabalho e apresentamos o Projeto para os alunos envolvidos. Desta forma foram feitas nas sete escolas. Foram reuniões produtivas onde trocamos ideias para a aplicação do Projeto e que nos deixou bem otimistas quanto ao sucesso nos resultados. Esperamos uma sequência de belos trabalhos após a execução do Projeto”, disse.
Também estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth; a coordenadora do Projeto JEPP, Claudia Fernanda; a diretora-adjunta da Escola Cívico-Militar Miriam Alves de Macedo Guimarães, Roselene Espíndola e o representante da Sebrae, Ronald Silveira.
O JEPP irá capacitar os professores de forma remota (EAD) com o objetivo de disseminar e estimular o empreendedorismo entre os alunos da rede municipal de ensino. O projeto é desenvolvido na E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta (Praia Linda); E. M. Elízio Henrique de Paiva (Sapiatiba); E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira (Botafogo); E. Mz. Pequiá (Rua do Fogo); E. M. Antônio Vaz da Silva (Recanto do Sol); E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-militar (Fluminense) e na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar (São João).