Evento marca início da 30ª edição do Rio de Versos, que terá programação gratuita com artistas de mais de 40 países entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro
Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, foi realizado nesta quinta-feira (16/10), no Cine Henfil, no Centro, o pré-lançamento do “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025”. O evento contou com a presença de grandes nomes da literatura como Mia Couto, Salgado Maranhão, Marcela Giannini e teve ainda apresentação do Coral Guarani Maino’î, da Aldeia Mata Verde Bonita.
O Festival, realizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Maricá, acontecerá entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, e promete ser um marco na cena poética nacional e internacional. Esta será a primeira edição internacional do evento em solo brasileiro, e Maricá será a cidade-sede, com programação ampla, gratuita e diversificada, em três palcos no Centro da cidade.
Durante o pré-lançamento, o poeta e secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, celebrou o momento e destacou a relevância do festival para Maricá.
“Como diz Oswald de Andrade, a alegria é a prova dos nortes. Maricá está passando pela prova da poesia, não só nacionalmente, mas internacionalmente, como o primeiro festival internacional de poesia no Brasil. A poesia é um instrumento de transformação social, ela é uma expressão direta da consciência do povo”, afirmou.
O escritor Mia Couto, um dos grandes homenageados da noite, recebeu a Medalha Darcy Ribeiro em reconhecimento à sua trajetória literária e comentou a importância do evento acontecer fora do eixo das grandes capitais.
“Eu também sou de uma cidade que não é central. Eu sou moçambicano, mas nasci em uma cidade pequena. Então, acho que tenho uma espécie de sentimento de obrigação de que é preciso que essas cidades sejam homenageadas, porque elas produzem tanta vida e tanta gente como qualquer outra cidade”, declarou.
Salgado Maranhão, também presente, destacou o impacto cultural do festival: “Uma das melhores coisas que se faz hoje no Brasil é implantar cultura, criando um padrão que dá pertencimento, autoestima para a população e traz uma cultura sofisticada, que é a cultura da poesia, que não está em todo lugar”, disse.
A poeta Marcela Giannini também subiu ao palco, recitou trechos da obra Eros e Thanatos, de Darcy Ribeiro, e comemorou o crescimento do festival. “O festival cresceu e agora ele é internacional, O que vem por aí está imperdível, uma programação maravilhosa, vai ter poesia em todas as suas interfaces: musicada, interpretada e performada. Estamos muito felizes em trazer para cá, porque a ideia do Rio de Versos é que circule”, completou.
Entre os presentes no evento estavam a secretária de Comunicação Social, Danielle Oliveira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera; Antonio Grassi, presidente da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiro e Experiências); e representantes da Escola do Idoso.
Lançamento na ABL
O “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia” contará com a presença de poetas de mais de 40 países, com 13 deles participando presencialmente. Trinta poetas de 15 países estarão representados na exposição de Poesia Visual. O festival também terá programação dedicada à poesia musicada, falada, visual e performada, fortalecendo o papel da arte poética como instrumento de inclusão.
Jorge Mautner será o homenageado especial da 30ª edição, e receberá a Medalha Darcy Ribeiro no evento de lançamento do festival, que acontece na próxima terça-feira (21/10), às 17h30, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
Além das atrações internacionais, o festival contará com a participação de grandes nomes da cena nacional, como Arnaldo Antunes, José de Abreu, Milton Cunha, Moacyr Luz, Antonio Villeroy, MC Marechal, Miriam Alves, Alberto Pucheu, Kleiton & Kledir, Jorge Ventura, Delayne Brasil, Marcela Giannini, entre outros.
Cultura nas escolas e preservação ambiental
Um dos destaques da programação é o projeto “Poesia nas Escolas”, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de outubro, com 60 apresentações em unidades da rede pública de ensino de Maricá. Além disso, será realizado o plantio simbólico de 101 mudas de Pau-Brasil, em celebração aos 101 anos do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, reforçando o compromisso do festival com a memória cultural e a sustentabilidade.
Programação e palcos
A cidade de Maricá será transformada em um grande palco poético com três espaços: Palco Tupi Petrobras e Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia, ambos na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro; Palco Mero Petrobras, no Cine Henfil.
As atividades incluem mesas de debate, rodas de conversa, poesia na roda, cinema, shows e homenagens a ícones da poesia brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cazuza, Antônio Cícero e a própria Cora Coralina, homenageada com exibição de filme.
As transmissões ao vivo dos principais painéis e recitais permitirão ao público de todo o país acompanhar o evento. Todas as atividades são gratuitas.
Abaixo, segue a programação detalhada:
Rio de Versos – Festival Internacional de Poeisia
Lançamento na Academia Brasileira de Letras (ABL)
Data: 21 de outubro
17h30 às 18h30 Apresentação do Festival Rio de Versos
Local: Teatro Raimundo Magalhães Jr., no Centro do Rio
Homenageado: Jorge Mautner (receberá a Medalha Darcy Ribeiro). Na mesa, Sady Bianchin para falar do Festival, e os acadêmicos Antonio Torres e Antonio Carlos Secchin
18h30 às 20h30 – Coquetel
Poesia nas escolas
Apresentações de 60 poesias com convidados do evento nas escolas de Maricá
Data: 27 a 30 de outubro
Programação do festival
30/10 a 02/11 – Programação principal em três palcos abertos ao público:
Palco Tupi Petrobras – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá
Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia – Praça Orlando de Barros Pimentel
Palco Mero Petrobras – Cine Henfil, Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá.
Transmissão: ao vivo dos principais painéis e recitais
DIA 30/10 (quinta)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h30 Abertura com o Coral Arandú Mirim (Aldeia Céu Azul)
17h às 18h Narrativas Poéticas – Mesa: “Poesia e Realidade Social”, com Antonio Carlos Secchin, Aristides Alonso, Sady Bianchin e Danielle Oliveira (mediadora)
18h às 19h30 Poesia na Roda – Homenagem aos Grupos Poéticos: Boato, Camaleões, Gang, Mymba Kuera e Teatrote
19h30 às 21h CONVERSOS – “Poesia na MPB”, com Antonio Villeroy, Márcio Borges, Abel Silva e Chris Fuscaldo (mediadora)
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “Só dez por cento é mentira” / direção: Pedro Cezar
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Ronaldo Valentim
21h30 Antonio Villeroy, Kleiton e Kledir
DIA 31/10 (sexta)
PALCO TUPI PETROBRAS
15h Poesia e Território – Povo do Livro, Ruasia, Marechal
17h Narrativas Poéticas – “A poética e a estética nas linguagens artísticas” – Milton Cunha, Bill Lundbergh, Regina Vater
18h Poesia na Roda
José de Abreu homenageia Carlos Drummond de Andrade
Com Sérgio Alves, Dei Ribas, Igor Calazans, Manuel Herculano, João Pedro Fagerlande, Lili Balonecker, Edmilson Santini
19h30 às 21h CONVERSOS – “Entre a Música e Poesia,” com Arnaldo Antunes e Sady Bianchin
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “O poeta das sete faces” / direção: Paulo Tiago
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Tributo à Cazuza com George Israel e banda
DIA 01/11 (sábado)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h Poesia e Território – Povo do Livro, Vozes e Versos, Ruasia e Marechal
18h Poesia na Roda
Gringo Carioca, Clauky Boom, Victor Colonna, Ricardo Tupinambá, Jorge Piri, Sérgio Gramatico Jr., Thiago Mathias, Bayard Tonelli e Pierre Crapez
19h30 às 21h CONVERSOS – “Mulher de Palavra”, com Marcela Giannini e Miriam Alves.
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
17h – Narrativas Poéticas (Mesa) – “Poesia no samba brasileiro”
Marina Iris, Moacyr Luz, Thiago Prata, Milton Cunha, Gabriela Lopes (mediadora a confirmar)
18h – Filme “Moacyr Luz – O embaixador dessa cidade” / direção: Tarsilla Alves
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
20h30 POESIA MUSICADA – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
22h – Laffa Alvares e Banda
DIA 02/11 (domingo)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h Poesia e Território – Vozes &Versos e Povo do Livro, Carlos Orfeu, Juan Shulz, Karla Julia, Nivaldo Costa, Mano Melo
17h Narrativas Poéticas – “Movimento Poéticos Brasileiros”, com Ademir Bacca, Aroldo Pereira, João do Corujão e Karla Julia (mediação)
18h Poesia na Roda – Jorge Ventura, Delayne Brasil, Artur Gomes, Marisa Vieira, Marcela Giannini, Wanda Monteiro, José Inácio Vieira de Melo e Sady Bianchin
19h30 às 21h CONVERSOS – Alberto Pucheu, Ronaldo Werneck e Salgado Maranhão
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “Cora Coralina – Todas as vidas” / direção: Renato Barbieri
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Grupo Céu na Terra
