Praia que recebe WSL em Saquarema pode ganhar certificado Bandeira Azul

A Praia de Itaúna, que recebe a etapa de Saquarema do Campeonato Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), está em vias de receber o certificado internacional Bandeira Azul.

No começo do mês de junho, um trecho da praia recebeu aprovação do júri do Programa Bandeira Azul Brasil, que teve por objetivo avaliar o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa para a gestão de praias e marinas.

Após avaliação feita pelo corpo técnico, a Praia de Itaúna foi pré-aprovada e será recomendada para a avaliação do júri internacional.

Saquarema lançou a candidatura para a temporada 2022/2023. Desde então, diversos pré-requisitos estão sendo cumpridos para que o município avance no programa em busca do sonhado hasteamento da bandeira azul na Praia de Itaúna.

“Ter a bandeira azul em nossa praia é ter a certeza de que o local possui uma gestão ambiental de excelência. Ser Bandeira Azul é ter reconhecimento de nível internacional sobre a gestão correta de praias e marinas”, comemorou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

A coordenadora do projeto em Saquarema, Marcelli Ladeira, destacou entre as vantagens de conseguir o selo a obtenção de um público turístico diferenciado.

“É de uma importância enorme pela consciência ambiental que isso traz. Estamos passando pela década do oceano, então, é o momento em que o mundo se volta para os oceanos para que a gente entenda a importância de fazer alguma coisa em prol deles”, pontuou.

“Com o selo, a nossa cidade atrai turistas com um perfil diferenciado, com consciência ambiental. Movimenta mais o turismo azul, a economia azul. A intenção é essa também. Fortalecer a imagem da nossa cidade como uma cidade que se preocupa com o meio ambiente”, finalizou Ladeira.

Exposição no WSL

Foto: Luiz Felipe Rodrigues/Portal Costa do Sol

Nesta edição do Mundial de Surfe, a Prefeitura de Saquarema separou um pedaço do stand que ocupa na Sponsor Village com material do Bandeira Azul.

Além do texto explicativo do projeto, confeccionaram uma moldura para fotos divulgando o programa piloto do projeto.

Próximos passos

Na próxima etapa, Saquarema e os demais classificados pelo Júri Nacional terão suas candidaturas encaminhadas ao júri internacional Bandeira Azul, que se reunirá em setembro para a escolha dos contemplados.

O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Neste ano, o júri nacional do Programa Bandeira Azul foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

*Por Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho, de Saquarema

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia