A história dos termos esquerda e direita tem origem na Revolução Francesa, em 1789. Na Assembleia Nacional Constituinte, os girondinos que eram moderados e conciliadores, sentaram-se à direita do orador, ou seja, do presidente que conduzia a assembleia. À esquerda sentaram-se os simpatizantes da revolução, os jacobinos, considerados mais exaltados e radicais.
Debatia-se sobre a revolução, sobre uma nova Constituição, destronar o rei, acabar com a monarquia e resolver a crise em que a França se encontrava. Os girondinos à direita não queriam uma mudança drástica, eram favoráveis ao rei e queriam conservar as coisas com prudência.
Mas os jacobinos queriam uma revolução radical, mudar totalmente a forma como a sociedade se organizava, esperando melhorar tudo por meio de seus ideais realizados.
A diferença entre esquerda e direita pode ser resumida da seguinte maneira: as pessoas que se dizem de direita acreditam em um melhor funcionamento da sociedade quando o governo é limitado e os indivíduos possuem mais poder. Ser de esquerda é estar mais preocupado com a coletividade, com o grupo e não com a individualidade.
Pessoas da esquerda que defendem um Estado maior. Neste caso, defende-se que o Governo deve controlar todos os aspectos da vida social.
Ser de esquerda é estar mais preocupado com a coletividade, com o grupo e não com a individualidade. As causas que exigem lutas são causas sociais, de grupos, tribos, minorias.
As pessoas que se dizem de direita acreditam em um melhor funcionamento da sociedade quando o governo é limitado. O Estado deve ser menor e cuidar apenas do essencial, restringindo-se às necessidades mais absolutas das pessoas.
A direita defende a liberdade de cada indivíduo, mais do que defende um grupo identificado, um partido, uma minoria ou algo parecido. Defende a menor minoria do mundo: cada pessoa especificamente.
À direita, encontramos com mais frequência uma valorização e defesa de valores morais tradicionais, sejam eles familiares, religiosos ou éticos e morais. Os pensadores tradicionalmente vinculados à direita acreditam que existe uma verdade objetiva, que não é relativa.
As principais linhas que surgem da direita são a do liberalismo e do conservadorismo. Da esquerda temos principalmente o socialismo e o comunismo.
E você, se considera de esquerda ou de direita??
Gabriela Monteiro