O prefeito Alexandre Martins autorizou nesta quarta-feira (22) o dinheiro do Auxílio do Pescador para os pescadores artesanais de Búzios. Ao todo 29 famílias de pescadores serão beneficiadas com o recurso, recebendo em torno de R$3.000,00 (três mil reais) cada uma, referentes aos três meses do período do defeso da sardinha.
De acordo com o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, é a primeira vez, desde 2014, que o governo municipal repassa o auxílio para os pescadores artesanais do município.
“Estamos no final do andamento do processo do auxílio do defeso, pleiteado pela Colônia dos Pescadores. Até o início do ano, através do Fundo da Pesca, essas famílias irão receber o valor integral dos três meses do período do defeso da sardinha. Será o primeiro recurso utilizado pelo fundo. Esse ato do prefeito Alexandre Martins é um marco na administração pública em Búzios, que em 25 anos de gestão pela primeira vez, a Prefeitura começa a sinalizar benefícios para o setor da pesca artesanal do município”.
A Prefeitura de Búzios repassou e atualizou todos os repasses da pesca. Atualmente o Fundo da Pesca está com quase dois milhões em caixa. Para o pagamento do Auxílio do Pescador será utilizado o R$95.000,00 (noventa e cinco mil reais).
Todas as 29 famílias beneficiadas comprovaram através de documentação que não receberam nenhum benefício de outra esfera do poder público.