Ovos artesanais: alternativa doce em tempos de preços salgados

Com o preço dos ovos de Páscoa tradicionais em ascensão já há alguns anos não são poucos os lares brasileiros que pensam encomendar ovos artesanais para a data preferida dos chocólatras de plantão.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, em 2020, cerca de 600 mil lares do Brasil deram preferência aos ovos de Páscoa feitos de maneira caseira em detrimento aos comercializados em mercados e chocolaterias.

De olho nesse mercado em expansão de produção de doces artesanais, a jovem Letícia Duarte, de Araruama, começou a trabalhar com bolos no pote em 2021, no auge da pandemia de covid-19, aos 18 anos.

Segundo a jovem empreendedora, o motivo do começo da Vixi Maria Doces foi por ela precisar de um dinheiro extra após ter ido morar sozinha.

“Eu nunca fui de fazer doces ou algo do tipo mas eu estava procurando algo que eu desse conta de fazer e que vendesse dentro do meu condomínio”, explicou a jovem.

“Me apaixonei pela confeitaria e fui procurar um curso para melhorar, porque eu era meio sem experiência nessa área”, contou.

A Páscoa é a época em que, tradicionalmente, negócios como a Vixi Maria Doces faturam mais.

Contudo, o ano de 2022 trouxe um elemento amargo que não tem nada a ver com a doçura da época do ano: a inflação.

De acordo com o IBGE, a inflação de março deste ano foi a maior para o mês desde 1994.

“As encomendas estão meio paradas por causa dos preços dos materiais necessários, porque, com o aumento dos preços, você acaba tendo que aumentar tudo que você faz. Seja bolo ou até mesmo nessa os ovos de Páscoa”, afirmou Letícia.

Por conta do aumento do preço do cacau e da alta dos combustíveis, os ovos de chocolate tradicionais em 2022 tiveram reajuste de 11% em relação ao ano passado, segundo o Dieese.

Um levantamento do Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feito a pedido do jornal O Estado de São Paulo, mostrou ainda que o mesmo produto pode chegar a custar 181% a mais dependendo do estabelecimento.

Essa flutuação de preços contrasta com aumento da busca pelos produtos artesanais. Contudo os vendedores dessa modalidade ainda enfrentam certa resistência dos consumidores.

“A Páscoa é uma das épocas do ano mais lucrativas na confeitaria. Mas, infelizmente, muita gente acaba não dando valor ao trabalho do outro ou até mesmo para a qualidade do produto”, lamentou.

Em momentos como que vivemos de alta dos preços, a sobrevivência dos pequenos empreendedores se faz cada vez mais necessário. É apostando nisso que existem cada vez mais campanhas de incentivo ao consumo dos pequenos.

É aí que fica a expectativa de quem confia no cenário de valorização do mercado artesanal. Com todo o respeito às grandes marcas, mas tem como olhar uma imagem dessa e não ficar com água na boca?

*Por Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho

Um comentário

  1. Avatar
    Marcelle

    Parabéns ao Portal Costa do Sol!
    Sempre enaltecendo o nosso povo local. Muito boa a matéria sobre a confeiteira Leticia Duarte.
    Sucesso pra você, Leticia
    Adorei a referência de uma moradora da Região.

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