Oscar Clark e sua influência no Plano de Urbanização de Araruama

Oscar Clark “muito fez […] pela terra araruamense, tornando-a conhecida, como centro ideal de turismo e desportos náuticos, através de seus artigos publicados em revistas e jornais”, já dizia Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos em seu livro, Apontamentos sobre Araruama, p. 278, listado como um dos grandes personagens da Cidade. Foi através do projeto Escola-hospital e de seus textos mencionando a Laguna de Araruama que a Cidade ficou conhecida.

Durante a Era Vargas, no período de Intervenção de Ernani do Amaral Peixoto, fruto de uma grande reformulação das políticas de ordenamento territorial, houve um período de grandes obras públicas que incluíram: ampliação do sistema rodoviário estadual, saneamento e drenagem das baixadas litorâneas. Para controle e assistência técnica dos municípios foram criados departamentos municipais para a execução dessas obras principalmente no âmbito da urbanização.

Para ampliação dos destinos turísticos e melhoria de acessibilidade bem como a construção de novos equipamentos para atrair o público nacional e internacional, na Intervenção de Amaral Peixoto, houve isenção de impostos para que se construíssem hotéis nas cidades fluminenses, porém como a expansão dos investimentos privados no setor turístico hoteleiro não foi atingido, o governo envolveu-se diretamente na construção de hotéis, como foi o caso do Parque-Hotel de Araruama.

Considerando o Plano de Urbanização das Cidades Fluminenses, nota-se que a cidade de Araruama constituiu o principal foco de interesse nesta sub-região da baixada fluminense. No contrato firmado em 1941 com o escritório Coimbra Bueno para a elaboração do plano da cidade, constava um “projeto definitivo de loteamento de extensão imediata” (Azevedo, 2012, p. 187), o qual daria origem ao empreendimento conhecido como “Vila Veraneio”, atualmente o bairro “Parque Hotel” de Araruama.

O Plano de Urbanização das Cidades Fluminenses, também é conhecido como Plano Agache e contempla as cidades de Araruama, Cabo Frio, dentre outras. Serviu para modificar a Cidade de Araruama, como conhecemos hoje

Dentre outras referências sobre o tema, o texto base dessa coluna, a imagem e citação foram retirados da “A balnearização da baixada de Araruama e a emergência da Costa do Sol”, Rio de Janeiro (1940-1960), disponível na revista Franco-Brasileira de Geografia, no link: https://journals.openedition.org/confins/18133. Autores: Parente-Ribeiro, Gois, e Sotratti.

@aline.vecchi.3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia