Sempre sou questionada na hora de decoração, até mesmo por conhecidos que estão decorando suas casas, sobre o ventilador de teto.
Atualmente os dias de calor estão mais constantes, ainda mais em nossa região, e o ar quente do verão é com certeza o que é de pior, pois ele não ventila. Sendo assim, muitas pessoas optam em usar somente o ar condicionado, mesmo gastando bastante energia!
Além de prático e econômico, engana-se quem pensa que ventilar é a única vantagem desse equipamento.
O ventilador pode servir de exaustor: colocando o vento girando ao sentido contrário ele irá deslocar o ar quente que fica em cima para as saídas dos cômodos. Outra opção, para quem não abre mão em ter um ar condicionado em casa é ter o ventilador como aliado, ajudando a refrescar o ambiente; onde uma dica é ligar o ar e depois desligar, deixando somente o ventilador, além de economizar energia irá perceber que a temperatura no cômodo se manterá (lógico que com as janelas e portas fechadas).
Muitas empresas estão lançando no mercado modelos com variadas ergonomias que refletem na eficiência do produto e aliando também a beleza do aparelho. Encontramos uma versatilidade em cores, tamanhos, estilos e tipos de material, como hélices de madeira, bambu, plástico; uma variedade enorme para combinar com qualquer decoração e criar um espaço cheio de personalidade!
Mas não se esqueçam que dependendo do tamanho do cômodo, temos que calcular a vazão do ar, pois a quantidade de hélice (duas, três, quatro ou até cinco) está relacionada ao ambiente estar ou não confortável.
Então, amantes da arte de decorar, o ventilador não é um objeto ultrapassado ou cafona, pode sim usar e abusar deste item, mas lembre-se de sempre harmonizar com todo contexto do ambiente, pois temos uma extensa quantidade de modelos à disposição.
Boa semana e até a próxima com idéias e novidades.