Operações aquáticas ganham reforço com capacitação da Guarda Civil de Cabo Frio pela Marinha

Aperfeiçoamento técnico e integração entre instituições possibilitam mais segurança no mar

As atividades práticas do Curso Especial para a Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, promovido pela Marinha do Brasil, aconteceram na manhã desta sexta-feira (22), no Terminal de Transatlânticos, após uma semana de aulas teóricas na Capitania dos Portos, na Gamboa.

No mar, os agentes aplicaram os conhecimentos adquiridos, praticando técnicas de navegação, funcionamento das embarcações, manobras de lançamento de barcos, operação de motos aquáticas e procedimentos de segurança aquática.

O curso é voltado para servidores públicos e não somente aprimora a eficiência nas operações aquáticas, mas também fortalece a integração entre instituições, envolvendo o Grupamento Operacional de Praia (GOP), Trânsito, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Guarda Marítima e Ambiental, além da participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e guardas municipais de cidades vizinhas.

Segundo o inspetor-geral Ângelo Amaral, a capacitação amplia a segurança das operações e garante um atendimento mais preparado à população.

“O curso foi voltado para agentes que ainda não haviam participado, incluindo eu. Mais do que aprender técnicas, essa experiência mostra a importância de termos uma Guarda preparada, pronta para agir com segurança e eficiência em qualquer situação que envolva a população e as operações aquáticas”.

Fotos: Mari Ricci/SECOM

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia