Iniciativa reforça rede de proteção a mulheres na Região dos Lagos, reunindo apoio jurídico, social, psicológico e de saúde
O Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) mobilizou uma caravana de serviços nos municípios de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos, nos últimos dias 16 e 17, realizando um total de 1.145 atendimentos. No dia 16, a iniciativa aconteceu na Praça Menino João Hélio, no Centro de Araruama. Já no dia 17, o atendimento foi realizado no Ginásio Poliesportivo de Tamoios, no bairro Santo Antônio, em Cabo Frio.
— O Ônibus Lilás representa a presença do Estado perto das mulheres. Garante informação, orientação e apoio em momentos de vulnerabilidade, mostrando que nenhuma mulher precisa enfrentar a violência sozinha. Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, que respeite a realidade de cada uma — afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
A ação teve como objetivo oferecer apoio, orientação e ampliar o acesso a serviços públicos voltados para a proteção das mulheres. Para isso, contou com a participação de órgãos estaduais parceiros, como Detran, Cedae, Fundação Leão XIII, Defensoria Pública e OAB Mulher, além das prefeituras locais. Também foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicose, vacinação, atendimento em saúde mental, planejamento familiar e suporte com ambulância.
Como funciona o Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel equipada com duas salas de atendimento, que disponibiliza apoio jurídico, psicológico e social, além de atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.
Além de facilitar o acolhimento, a ação com o Ônibus Lilás reúne em um único espaço serviços essenciais de garantia de direitos, evitando que as mulheres precisem se deslocar para diferentes órgãos. No local, é possível ter acesso a orientação jurídica, solicitar medidas protetivas, buscar apoio psicológico e social, além de serviços como isenção de documentos. A iniciativa também mobiliza secretarias e órgãos municipais, que oferecem atendimentos complementares voltados ao cuidado e à proteção integral das mulheres.
Desde que voltou a circular, em outubro de 2024, o Ônibus Lilás já percorreu diversos municípios, como Angra dos Reis, Paraty, Areal, Piraí, Barra do Piraí e Campos dos Goytacazes, Araruama e Cabo Frio, somando mais de 3.500 atendimentos voltados à proteção e à garantia dos direitos das mulheres, com ampliação do atendimento a comunidades rurais, indígenas e quilombolas. A ação integra o calendário de interiorização das políticas públicas da Secretaria, ampliando o alcance da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do estado.
Ação com participação das prefeituras
Em Araruama, a Secretaria de Política Social (SEPOL) participou com equipes do CRAM, oferecendo atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais, e do CRAS, que disponibilizou cortes de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, manicure e orientações sobre o CadÚnico. A Patrulha Maria da Penha também esteve presente, reforçando o acolhimento e a proteção.
— Mulheres unidas se tornam mais fortes. Muitas ainda têm medo do parceiro e vergonha do que as pessoas vão pensar, como se fosse culpa delas estarem vivendo situações de violência. Esse ônibus representa a força das mulheres. Precisamos nos cuidar, cuidar do corpo e da mente e, por isso, temos que aproveitar esses serviços que estão sendo oferecidos — disse a dona de casa Ana Claudia dos Santos Amorim, de 53 anos, moradora de Araruama.
A passagem do Ônibus Lilás em Cabo Frio também mobilizou a comunidade local e reuniu mulheres em busca de informação, apoio e serviços de cuidado. A iniciativa fortaleceu a rede de proteção no município e reforçou a importância de ampliar a interiorização das políticas públicas voltadas às mulheres.