Um dos erros mais comuns que eu percebo no dia a dia dos atendimentos, está relacionado à quantidade de ração que os tutores oferecem aos seus cães.
A maioria das pessoas usa um potinho aleatório como referência e acredita que está dando a quantidade correta de ração. O que eu mais escuto é: Mas dra. eu dou só um pouquinho de ração, as vezes até sobra.
Quando verificamos a recomendação do fabricante de ração e pesamos o que cabia naquele potinho, vemos que praticamente 100% das vezes, os tutores erram pra mais.
Outro erro que acontece é quando o pet já está com sobrepeso, e a quantidade oferecida é a que é recomendada para o peso que o pet está e não para o peso ideal. É muito importante saber quanto aquele cãozinho ou aquele gatinho deveria estar pesando e nos basearmos nesse peso para definir a quantidade de alimento para eles.
Atenção aos petiscos e outros alimentos, pois tudo o que é oferecido além das calorias necessárias, acaba sendo armazenado na forma de gordura. É muito importante ter noção de que cada comidinha que damos aos nossos pets, além da ração, deve ser contabilizada.
Muita gente evita castrar os seus pets com medo deles engordarem, mas a não ser que o pet tenha uma doença endócrina, ele só vai engordar se comer mais do que o necessário.
A obesidade pode gerar problemas de saúde muito importantes, como problemas articulares, aumento da predisposição ao desenvolvimento da diabetes e, além disso, cães e gatos muito acima do peso vivem menos tempo.
O que eu recomendo para os meus clientes é avaliar adequadamente o peso ideal dos seus bichinhos e verificar na embalagem da ração qual é a quantidade recomendada pelo fabricante. Essa quantidade deve ser fracionada em duas ou três refeições ao longo do dia e, caso faça uso de petiscos e biscoitos, diminuir um pouquinho a quantidade da ração. Fazendo isso, fica mais fácil de manter nossos pets com um peso saudável.
Caso seu pet esteja muito acima do peso, a redução na quantidade da ração deve ser feita de forma gradual, para não gerar um sofrimento, além disso, exercícios leves, como caminhadas curtas ou brincadeiras, podem ser introduzidos pouco a pouco, para ajuda-los a emagrecer.
Agora me conta se você já sabia dessa informação e se você já pesou a quantidade de ração que oferece para o seu pet?
Para mais dicas sobre prevenção, siga o nosso perfil do instagram: @petpiccoli.com.br