O que é Reserva de Emergência?

Recentemente falamos aqui na nossa coluna sobre como abrir sua conta em uma corretora de valores, sobre a importância da definição do seu perfil do investidor, conhecemos sobre Renda Fixa e Renda Variável. Tudo isso para quem quer investir na bolsa de valores. Mas não podemos falar de investimentos em bolsa de valores sem falarmos sobre Reserva de Emergência.

Podemos definir Reserva de Emergência como um montante financeiro que fica disponível para uso em imprevistos e urgência.

Ela funciona como um colchão de segurança para o seu orçamento. Afinal, imprevistos sempre acontecem.

Mas, porque ela é importante.

Como você viu, ela serve para atender a imprevistos e, portanto, diminui o peso do que acontece fora dos planos. Ela está relacionada também à segurança e à tranquilidade do dia a dia e permite que você se mantenha por um tempo, mesmo se perder suas fontes de renda.

Como montar a sua.

Antes de qualquer coisa, tenha um bom Planejamento Financeiro, em outras postagens inclusive, já falamos sobre como fazer isso. É importante saber quanto você ganha, quanto gasta e onde estão os principais gastos. Depois dessa definição, fica fácil calcular o quanto é necessário para montar sua reserva de emergência.

É importante também, criar um orçamento e controlar suas finanças, pois, é justamente através do orçamento que que teremos um mapa para a distribuição de recursos e ele ajuda a definir qual é a melhor maneira de atender às demandas do dia a dia.

Ter metas e objetivos claros também é importante. Sabemos que não é fácil guardar dinheiro, e ter uma reserva de emergência consiste basicamente em juntar e guardar dinheiro. O ideal é que a reserva de emergência corresponda até 6 vezes o seu gasto mensal. Sabendo disso, você passa a ter um foco de quanto tem que economizar para juntar essa quantia.

Evitar compras por impulso e ter disciplina são muito importantes. As compras por impulso te atrapalham na missão de economizar e a falta de disciplina atrapalha na missão de guardar esses recursos.

Além de juntar o dinheiro para a sua reserva de emergência é importante proteger esses recursos. Evitar que ele seja impactado pela inflação, por exemplo, é fundamental para prevenir a perda do poder de compra. 

Desse modo, o ideal é investir sua reserva. Como pode ser necessário ter que usá-la a qualquer momento, é importante escolher os investimentos seguros e com alta liquidez. Em geral, as aplicações de renda fixa apresentam essas características.

O mais importante de tudo, é entender que, ter uma Reserva de Emergência, faz parte de toda estratégia de investimentos e é uma excelente dica para ter uma melhor Saúde Financeira. 

Até a próxima pessoal.

https://www.instagram.com/pedro.lazaro.f/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia