Sabemos que é importante levar a vida de forma mais leve e pensar positivo. Mas precisamos lembrar que momentos difíceis existem e com eles as emoções negativas também.
Você já ouviu alguém falando: “Todo mundo tem problemas e tem pessoas que estão piores que você.”, “Isso é coisa da sua cabeça, é só pensar positivo.”, “Você não tem motivos para estar assim.”, quando ouvimos essas frases sentimos mais dificuldade em lidar com a tristeza.
Positividade tóxica é quando o indivíduo leva o pensamento positivo a um extremo super generalizado, minimizando e negando qualquer traço de emoção humana que não seja completamente feliz ou positiva. Ter uma visão positiva da vida ajuda no bem-estar, mas o importante é reconhecer que a vida nem sempre é positiva o tempo todo, e negar constantemente tudo o que é “negativo” que sentimos em situações difíceis e exaustiva é não nos permitir construir resiliência.
Rejeitar emoções difíceis em favor de uma fachada alegre não é saudável para ninguém. E a positividade tóxica nega às pessoas o apoio autêntico de que precisam para enfrentar as situações que estão passando, prejudicando as pessoas. As emoções são reais, válidas e importantes, elas podem fornecer informações e ajudar o indivíduo a ver as coisas de forma equilibrada reconhecendo a importância das emoções.
As experiências e emoções ruins, embora desagradáveis, são importantes e precisam ser sentidas e tratadas de forma aberta e honesta. A positividade tóxica rejeita as emoções ruins em favor de uma alegre, muitas vezes falsamente positiva. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento.
Expressar o verdadeiro sentimento e não esconder o que se sente é o ideal para evitar a ansiedade, porque ninguém é feliz o tempo todo, é preciso assumir o que se está sentindo.
O jeito de lidar com as frustrações, a raiva e todas as outras emoções que geram desconforto é senti-las, e cada um sente do seu jeito. Aceitar e lidar com elas faz com que a pessoa seja mais empática e consequentemente haverá um amadurecimento emocional.
Uma dica é não esconder o sofrimento, pois a dor existe e precisa ser aceita e não escondida. Viva com autenticidade, viva o que você sente, mas escolha sempre acolher a sua dor, pois só assim você verdadeiramente irá se curar. O segredo está em observar, sentir e validar nossas emoções em vez de ignorá-las, como também desenvolver habilidades para viver de forma plena no mundo como ele realmente é, permitindo sentir as sensações boas e ruins de forma livre, e acolhendo todas as emoções e sentimentos dando a si mesmo tempo e espaço para processar a situação e agir conforme for necessário de forma saudável.