Totalmente equipada com aparelhos de alta tecnologia, a nova unidade está pronta para atender pacientes adultos que necessitem de terapia intensiva e monitoramento constante. O novo espaço conta com dez leitos hospitalares elétricos, dez ventiladores mecânicos, monitores, bombas de infusão, carrinhos de parada para armazenamento de materiais e medicamentos, eletrocardiógrafo, cardioversor e mobiliários hospitalares.
Desde sua inauguração, nos anos 1990, o CTI passou apenas por serviços de manutenção e recuperação da estrutura. Há cerca de 20 anos, o CTI foi totalmente desativado, impossibilitando o atendimento a pacientes graves que necessitassem de cuidados avançados. Nesses casos, os pacientes precisavam ser transferidos para unidades que oferecessem o serviço.
Em maio de 2023, a Prefeitura deu início às obras de reforma do Hospital Geral. A primeira parte, já entregue à população, foi concluída em agosto do mesmo ano: a recepção do pronto-socorro e a ala pediátrica do setor. A rampa que dá acesso ao CTI também já está pronta.
Essa é mais uma etapa do projeto de reforma da estrutura física do hospital. Para a obra de adequação estrutural do novo CTI, foram necessárias intervenções que possibilitassem melhorias para atender os usuários com mais qualidade e conforto. A extensa revitalização começou pelos vestiários, rouparia, passou pela copa e banheiro com acessibilidade, sala de equipamentos, farmácia, sala de preparo e box de enfermagem. As adequações incluem a instalação da nova rede de alta tensão e hidráulica.
Com a entrega do CTI, a população passa a ter disponível um tipo de tratamento que não existia até então. Para o Secretário de Saúde, Jorge Diniz, isso significa melhor atendimento para o cidadão cabista e para todos os pacientes que venham a utilizar o CTI. Ele citou outro benefício: “A partir de agora, as famílias de Arraial do Cabo não precisarão mais se deslocar para outros municípios enquanto tivermos vagas disponíveis no nosso CTI. Isso significa que, além de atendimento mais eficiente, temos um incremento na qualidade da saúde oferecida no nosso município”, afirmou Diniz.