Vigilância Sanitária se dedica a proteger a saúde da população
Neste dia 5 de agosto celebra-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Para marcar a data, o município de Rio das Ostras reforça a importância da conscientização dos moradores sobre o papel da Vigilância Sanitária (Visa) na proteção da saúde da população.
Órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é responsável por proteger a saúde da população e prevenir doenças.
Também é função da Vigilância Sanitária o controle de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados às atividades com impactos na saúde, inclusive no transporte de água potável e outros.
A Visa atua ainda junto ao setor de prestação de serviços relacionados à saúde, como os oferecidos em clínicas e consultórios médicos, odontológicos, terapêuticos, estéticos, farmácias e outros.
Essas ações são executadas por uma rede descentralizada de serviços municipais e, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Responsabilidades e financiamento são compartilhados com os níveis de governo que compõem e administram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
A Vigilância Sanitária de Rio das Ostras realizou 9694 atendimentos em 2021, incluindo licenciamentos sanitários, atendimento a denúncias e reclamações, emissão de laudos e relatórios técnicos, além orientações e educação sanitária.
Até o momento, já foram quase 5 mil atendimentos em 2022, que incluem inspeção de estabelecimentos, recolhimento de produtos para análise laboratorial, orientação da população, verificação de denúncias, entre outras ações.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras