Reunião tratou da execução do serviço e do licenciamento da empresa terceirizada.
Nesta segunda-feira (10), o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira, reuniu-se com representantes da concessionária de energia elétrica Enel, na sede da secretaria, para discutir a poda de árvores no município. Segundo o secretário, a conversa buscou alinhar os procedimentos para que o serviço esteja de acordo com o modelo arquitetônico autorizado pela prefeitura.
“Percebemos que algumas árvores estão sendo podadas de maneira inadequada, o que pode comprometer seu equilíbrio e levar ao tombamento. Essa reunião foi um primeiro passo para entender o processo, cobrar ajustes e garantir que a poda seja feita corretamente”, afirmou.
Durante o encontro, a secretaria também verificou que a empresa terceirizada responsável pelo serviço precisa atualizar sua licença. Por isso, as podas foram temporariamente suspensas até que a documentação seja regularizada.
Para agilizar a solução, uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, com a presença de técnicos da Enel e da empresa terceirizada.
Além da questão das podas, a Secretaria de Meio Ambiente pretende debater, em breve, a poluição visual causada pela fiação aérea.
“Muitos cabos de média e alta tensão estão sem uso, mas continuam nos postes. Também vamos convidar representantes de operadoras de internet para discutir esse assunto”, acrescentou o secretário.
Como funciona a poda em Cabo Frio
A população pode solicitar a poda ou supressão de árvores entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, que envia um técnico para avaliar a situação. Com base no parecer técnico, a autorização é encaminhada para a Comsercaf. Nos casos em que a árvore estiver próxima à rede elétrica, a secretaria emite uma autorização para que o morador faça a solicitação diretamente à Enel.
A secretaria disponibiliza os seguintes canais para solicitações:
Telefone: (22) 3199-1313
E-mail: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br
Atendimento presencial: Rua José Bonifácio, 28, 2º andar, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: SECOM