Na próxima quarta-feira, 16 de julho, a Marina dos Pescadores, em Arraial do Cabo, será palco de mais uma importante ação de educação ambiental promovida pela Fundação do Meio Ambiente (FUNTEC), com o apoio de diversas instituições parceiras. A atividade começa às 8h e tem como objetivo conscientizar marinheiros e condutores de embarcações sobre as boas práticas no avistamento responsável de baleias e golfinhos na região.
A programação terá início com uma campanha de adesivação das embarcações, que receberão informativos contendo as normas de aproximação segura e de respeito aos cetáceos. Em seguida, será realizada uma palestra educativa, conduzida por especialistas, abordando a importância da conduta adequada durante os avistamentos e os impactos negativos que a aproximação incorreta pode causar à vida marinha.
A iniciativa conta com o apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), FIPAC (Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo), ABTEPAC (Associação de Barcos de Turismo Ecológico de Arraial do Cabo), IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMAS).
Na última quinta-feira (10), o ICMBio, em parceria com a FUNTEC Ambiental e a Secretaria do Ambiente e Saneamento, realizou uma ação similar voltada aos profissionais autorizados do turismo náutico, pesca esportiva, barco-táxi e pesca artesanal na área da Reserva Extrativista Marinha.
Na ocasião, os participantes receberam adesivos informativos com ilustrações de situações reais de interação com animais marinhos, que devem ser fixados nas embarcações como forma de reforçar as normas de conduta e garantir a segurança dos cetáceos, das embarcações e dos passageiros.
Reconhecida como um dos principais pontos de avistamento de baleias-jubarte e golfinhos no Brasil, Arraial do Cabo está localizada em uma importante rota migratória de diversas espécies marinhas. A ação reforça a importância do engajamento dos profissionais da navegação na proteção da biodiversidade e na promoção de um turismo cada vez mais consciente e sustentável.