O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou nesta quarta-feira (30/03) uma carta de intenções com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para trazer um campus avançado e uma base da Universidade do Mar (UniMar) para o município, em iniciativas da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM). O documento estabelece a colaboração científica e técnica para a instalação da instituição de ensino, que funcionará em um barco-universidade, oferecendo cursos de graduação em Oceanografia e outras áreas de conhecimento, voltada à busca por soluções integradas para os problemas relacionados à vida marinha.
A UniMar é vinculada ao programa de extensão da Faculdade de Oceanografia da Uerj, uma das principais referências nacionais nas Ciências do Mar. A instituição de ensino insere-se na perspectiva da Década dos Oceanos (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e funcionará como uma universidade aberta, promovendo cursos livres direcionados às comunidades pesqueiras, projetos de extensão e educação ambiental. Outro foco serão as ações de monitoramento ambiental, gestão do lixo marinho e de conservação da vida marinha.
“Ter um campus de extensão da Uerj é um marco fundamental para o desenvolvimento da cidade. A presença da universidade pública desenvolvendo e pesquisando o território da cidade. Hoje, Maricá certamente marcou um golaço no que diz respeito à pesquisa, inovação e acima de tudo continuando a inclusão social como objetivo central da política pública da nossa cidade”, disse o prefeito Fabiano Horta.
O reitor da Uerj, professor Ricardo Lodi Ribeiro, falou sobre a parceria que vinha sendo tratada com os gestores da Prefeitura de Maricá e da expectativa de iniciar os cursos em 2023.
“Hoje nos oficializamos uma parceria que vinha sendo conversada há alguns meses sobre a instalação de um campus da Uerj em Maricá. A gente tem o desejo de estar já no ano que vem oferecendo curso de gradação em geografia, além de muitas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou o reitor da Uerj, professor Ricardo Lodi Ribeiro.