Evento em Araçatiba reúne música, dança, poesia, skate, grafite e discotecagem em homenagem à cultura urbana
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular, realizou nesta quarta-feira (12/11) uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Hip-Hop, celebrado na mesma data. O evento aconteceu na recém-inaugurada pista de skate Chorão, em Araçatiba, e reuniu atividades voltadas à música, dança, poesia, skate, grafite e discotecagem.
A iniciativa gratuita teve como objetivo valorizar e incentivar a cultura urbana, promovendo espaços de convivência, expressão artística e troca de conhecimento entre os participantes. A programação contou com batalhas de rima, apresentações de DJs, pinturas ao vivo, saraus e oficinas.
“O movimento de rua e o hip-hop são escolas da vida, que promovem espaços de pertencimento e incentivo à criatividade. Transformar talento em oportunidade também faz parte das políticas públicas”, ressaltou a secretária de Juventude e Participação Popular, Andressa Santos.
O coletivo Ruasia também marcou presença na celebração, que reuniu diferentes linguagens artísticas de rua. “O evento é uma reafirmação do hip-hop como instrumento de expressão, resistência e transformação social. Em espaços como este, construímos princípios e valores da cultura urbana”, afirmou o presidente do coletivo, Adonis Apolo.
DJ e moradora de Petrópolis, Ingrid Neves destacou a relevância dos movimentos sociais e da juventude. “É muito importante esse movimento e a integração com Maricá. Realizar encontros em nossos espaços é um fortalecimento da cultura preta, do hip-hop e da classe periférica”, disse.
O Dia Mundial do Hip-Hop é celebrado em 12 de novembro, em referência à fundação da Universal Zulu Nation, em 1973 – uma das organizações pioneiras do movimento, criada por Afrika Bambaataa no Bronx, em Nova York. O hip-hop é reconhecido como uma manifestação cultural completa, surgida como forma de expressão e resistência das comunidades marginalizadas.
