Manoel Diamantino: um homem à frente de seu tempo

Um homem muito à frente de seu tempo. Um visionário, um idealizador, que projetava os seus sonhos futuristas e os fazia acontecer.

Empresário da Construção Civil, Radialista, Escritor, Técnico em Agrimensura, estudante de Comunicação Social, Manoel Diamantino da Costa era muitos!

Nascido em Passa Quatro, Minas Gerais, no ano de 1938, Manoel Diamantino começou a trabalhar muito jovem e aos 15 anos fazia serviços de alto falante, mestre de cerimônias e comunicador na Rádio Clube de Passa Quatro.

Manoel Diamantino aos 16 anos em evento de formatura de professores da Escola Normal de Passa Quatro – 1955

Quem o conheceu de perto sabia que Manoel era um homem inquieto, com muitas ideias inovadoras e muitos projetos a executar. O tempo era pequeno pra ele.

Logo foi estudar em Belo Horizonte e em seguida foi trabalhar na Usiminas, em Ipatinga. Com a experiência em obras, construiu como Empreiteiro a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, o Hospital da Usina e a pavimentação de diversas ruas, todas em Ipatinga.

A vinda para a Região dos Lagos

Aqui na Região dos Lagos ele chega em 1970 cheio de projetos inovadores para aquela década, depois de viagens pelos Estados Unidos e pela Europa para se aprimorar. Ele foi responsável pela execução de 500 unidades residenciais de veraneio em condomínios fechados, um dos pioneiros.

Pela contribuição ao desenvolvimento do turismo na região, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

Primeiras unidades residenciais, projeto de Álvaro Hardy, o Veveco.

Em 1977 adquiriu a Rádio Clube de Passa Quatro, onde se tornou locutor, realizando diversas mudanças na infraestrutura da emissora, ampliando sua cobertura e mudando o nome para Rádio Mineira do Sul.

Nery Diniz e Manoel Diamantino: cerimônia de entrega do troféu Rádio Mineira do Sul às personalidades Sul Mineiras do ano.

Em seguida,1978, adquiriu a Rádio Cauê de Pedro Leopoldo AM 1060 KHz, tendo implementado um novo Parque de Transmissão e mudado o nome para Rádio Grande Belo Horizonte.

Apaixonado por informação, Manoel também fundou o Jornal Mirante

Em 1979 fundou em Passa Quatro o Jornal Mirante com circulação semanal e tiragem de 30.000 exemplares. Com cobertura jornalística dos principais fatos e acontecimentos do Sul de Minas e destaque para as cidades do Circuito das Águas. O periódico era rodado nas gráficas do Jornal Imprensa do Rio de Janeiro e tinha como colaboradores Hélio Sarmento (Turismo), Flamarion Mossri (Política), Renata Castanho (Cultura), Regis de Morais (Literatura) dentre outros. Jornal mantinha distribuição em Passa Quatro, Itamonte, Pouso Alto, São Lourenço e Caxambu.

Primeira edição do Jornal Mirante com circulação no Sul de Minas.

Pioneiro na cidade de Araruama, Manoel funda a Rádio Costa do Sol

Em 1981 Manoel Diamantino fundou a Rádio Costa do Sol em Araruama. A emissora surgiu como AM na frequência de 560KHz e hoje é uma migrante de alta potência operando em 101,7MHz com 50Kw, cobrindo toda a Região dos Lagos. Desde a sua inauguração, a Costa do Sol se destacou na região, tendo a participação no planejamento do saudoso Saint-Clair Lopes e à frente da programação o Diretor Artístico Luiz Felipe Aguiar, com passagens pela Direção artística da Rádio Nacional do Rio e gravadora Som Livre.

Sede da Rádio Costa do Sol em Araruama

 Manoel não parou por aí

Em 1982, inaugurou em Pedro Leopoldo a Rádio Altaneira FM, hoje Rádio Grande BH FM. Após melhorias na infraestrutura, transferiu os estúdios e transmissores para Belo Horizonte, ampliando a cobertura para toda Capital e Região Metropolitana.  Hoje a 97,3 – Grande BH FM retransmite a programação da Nossa Rádio FM.

Manoel inaugurou várias Rádios e Emissora de Televisão

Em 1996, inaugurou a TV Contagem, emissora de TV Educativa com estúdio em Contagem e transmissores em Belo Horizonte.

Em 2016, inaugurou a Rádio 93FM com estúdios em Pedro Leopoldo e Parque de Transmissão em Matozinhos. Emissora de segmento jovem, a 93 FM está no ar há 5 anos e tem planos para continuar se expandindo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Rodrigo Rocha, o “Tiêta Presley”, na programação da 93FM

Comunicação era o seu forte

Escreveu o livro “Brasil, Como Sair da Crise”, com sugestões para o crescimento do país com distribuição de renda.

Manoel Diamantino, comunicador, radiodifusor, era um entusiasta do rádio, sempre experimentando, inovando e investindo. Como um dos fundadores da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), lutou pela mudança do atual “Critério de Mídia” das verbas dos grandes anunciantes, cujas agências, por comodidade e facilidade, discriminam o rádio e o jornal interioranos.

Hoje,18 de abril, faz 1 ano que nos despedimos desse grande homem, inovador, empresário, comunicador, importante na difusão do rádio e da TV: Manoel Diamantino da Costa.

Viúvo, ele deixou três filhos: Eduardo, Tarcísio e Áurea.

Por Renata Castanho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia