A quinta etapa do Challenger Series da WSL, o Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero, teve um dia marcante em Itaúna. Yolanda Hopkins (POR) tornou-se a primeira portuguesa a se classificar para o Championship Tour (CT) ao avançar às semifinais.
Enquanto o duelo entre Samuel Pupo (BRA) e Cauã Costa (BRA) foi adiado para o próximo dia da janela, Saquarema celebrou sua parceria com a WSL. Nas areias, o projeto Profissões do Surfe levou às crianças da rede municipal uma imersão nas diversas possibilidades de atuação no universo da modalidade, unindo esporte, educação e inspiração para as novas gerações.
A próxima chamada da competição está agendada para esta sexta-feira (17), às 6h, para possível reinício de disputas às 6h30.
Yolanda Hopkins é a primeira portuguesa da história a se classificar para o CT
Yolanda Hopkins (POR) se torna a primeira portuguesa na história a se classificar de forma direta para a elite mundial do surfe feminino, após avançar para as semifinais do Banco do Brasil Saquarema Pro.
A atleta chegou para esta etapa na segunda colocação do ranking classificatório, após alcançar o terceiro lugar no evento anterior do CS, realizado em seu país, Portugal. E, com as eliminações precoces de outras competidoras, incluindo suas conterrâneas Francisca Veselko (POR) e Teresa Bonvalot (POR), Hopkins garantiu a tão sonhada vaga ao vencer a australiana Ellie Harrison (AUS) na última bateria das quartas de final.
Agora, a surfista de 27 anos, se junta à francesa Tya Zebrowski (ETA), atleta mais jovem da história a se classificar para o Championship Tour, na próxima edição do circuito mundial.
Ovacionada pela torcida portuguesa que veio para a Praia de Itaúna nesta manhã, Yolanda comentou, emocionada:
“Meu Deus, não sei se a sensação de estar qualificada já ‘chegou’ à minha cabeça. Essa bateria era muito importante para mim. Dentro d’água, eu repetia para mim mesma: ‘Eu quero chegar à final, eu quero ganhar a competição. Não posso chegar no CT sem ganhar uma etapa’. Então, esse era meu pensamento hoje. Eu estava muito confiante em relação ao meu surfe, mas as condições eram difíceis. Tive que mudar minha estratégia e tentar me manter calma. Foi muito difícil, eu ainda estou desacreditada com a classificação (risos)”, comemora a emocionada surfista, que enfatiza ainda a importância de sua equipe multidisciplinar fora d’água:
“Eu e meu treinador estamos trabalhando para isso há muito tempo. Não apenas nós dois, mas toda uma equipe que me ajuda e me apoia lá em casa, sem eles nada disso seria possível. Costumo dizer que perdemos como um time e ganhamos como um time. Nada se conquista sozinha, eu faço o meu trabalho na água, mas preciso de direção e apoio fora dela”.
“Quero agradecer a todos os portugueses pelo apoio. Prometo tentar dar o meu melhor no CT e levar a bandeira portuguesa o mais longe possível”, finaliza Yolanda.
Quem está cada vez mais perto da reclassificação ao Tour é a veterana Sally Fitzgibbons (AUS), que também avançou às semifinais e agora enfrentará a portuguesa recém qualificada. Sally, que já foi campeã em Saquarema na etapa do Championship Tour (CT) em 2019, precisa repetir o feito nesta edição do CS para garantir a vaga antes do fim da temporada e se juntar às surfistas Tya e Yolanda no seleto grupo.
Duelo brasileiro entre Samuel e Cauã é adiado
Após a realização das Quartas de Final femininas, a organização do evento optou por colocar as baterias masculinas em espera, aguardando a melhor condição de maré em Itaúna. No entanto, após algumas chamadas, foi decidido que o evento seria temporariamente adiado para o próximo dia da janela de competição.
Quando as disputas forem retomadas, o evento recomeça com as Quartas de Final masculinas, e o primeiro confronto promete agitar a torcida brasileira, com Samuel Pupo (BRA) e Cauã Costa (BRA) batalhando por uma vaga importante nas Semifinais.
Na sequência, Deivid Silva (BRA) encara Jordan Lawler (AUS) em um duelo inédito no Challenger Series, que promete manter o ritmo intenso em Saquarema e definir os brasileiros que seguem na corrida pelo maior troféu da etapa.
Prefeitura de Saquarema e WSL juntas pelo desenvolvimento do esporte
Na tarde desta quinta-feira, o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho, recebeu a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, na estrutura do evento para celebrar mais uma edição memorável da competição na cidade.

“Mais uma vez estou muito feliz de estar aqui com a equipe da WSL. Só uma parceria tão firme pode trazer um evento deste porte. Esse é o último evento do ano nas areias de Itaúna, mas teremos mais três anos pela frente de Saquarema e Mundial de Surfe”, celebrou a prefeita Lucimar Vidal.
Durante o encontro, Lucimar foi presenteada com uma réplica do troféu da etapa — uma verdadeira obra de arte que simboliza o “sonho de criança” — e com uma lycra personalizada com seu nome.
“A comunidade está sempre nos prestigiando, e a gente está muito feliz com o resultado. Estamos muito perto do dia das finais, esperando quem será o campeão e a campeã, mas, mais do que isso, já saímos ganhando. Conseguimos trazer para a cidade, neste ano, primeiro o evento Rema, depois o VIVO Rio Pro, e agora o Banco do Brasil Saquarema Pro, que leva o nome de Saquarema para o mundo. Os números de audiência estão excelentes, a rede hoteleira está cheia, e só temos a agradecer à prefeita pela confiança. 2026, 2027 e 2028 vêm aí com mais novidades, mais gente na praia e ainda mais boas lembranças”, destacou Ivan Martinho.
Profissões do Surfe leva às crianças de Saquarema uma imersão no universo da modalidade
Embora o dia tenha sido marcado apenas pelas disputas das Quartas de Final femininas, as ativações continuaram movimentando as areias de Itaúna, com atenção especial às crianças do Centro de Treinamento Leo Neves e da rede pública municipal de ensino.
Entre as iniciativas, destaque para o projeto Profissões do Surfe, que oferece à garotada uma nova perspectiva sobre as diversas possibilidades de atuação dentro do ecossistema do surfe, tanto nas competições quanto em áreas relacionadas, como comunicação, produção, sustentabilidade e tecnologia.
“Foi incrível poder dividir minha experiência com essa molecada. Fazer com que eles entendam que há sempre outras opções para trabalhar com surfe, além de serem atletas. E, de repente, inspirar cada um a buscar seu próprio caminho para realizar seus sonhos”, comemora Maíra Pabst, jornalista e apresentadora da WSL nas transmissões internacionais do circuito mundial.
Depois da palestra, as crianças participaram de um tour completo pelas instalações do evento.
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero – Resultados e próximos confrontos
QUARTAS DE FINAL FEMININO
HEAT 1: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 10.60 DEF. Tya Zebrowski (FRA) 10.50
HEAT 2: Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 11.50 DEF. Mirai Ikeda (JPN) 10.50
HEAT 3: Sally Fitzgibbons (AUS) 11.34 DEF. Arena Rodriguez (PER) 8.00
HEAT 4: Yolanda Hopkins (POR) 10.67 DEF. Ellie Harrison (AUS) 10.07
SEMIFINAL FEMININO
HEAT 1: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) vs. Janire Gonzalez Etxabarri (EUK)
HEAT 2: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Yolanda Hopkins (POR)
QUARTAS DE FINAL MASCULINO
HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) vs. Cauã Costa (BRA)
HEAT 2: Deivid Silva (BRA) vs. Jordan Lawler (AUS)
HEAT 3: Winter Vincent (AUS) vs. Oscar Berry (AUS)
HEAT 4: Eli Hanneman (HAW) vs. Keijiro Nishi (JPN)
Assista AO VIVO
O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero acontece entre os dias 11 e 19 de outubro de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira também outras formas de assistir por meio dos parceiros de transmissão da WSL no Brasil, SporTV e Globoplay.
O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero tem patrocínios de Banco do Brasil, Corona Cero, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Dr. Peanut e Probiótica, apoio da Mormaii e-Motors e Globo, InterTV e Rádio Mix, como parceiros de mídia oficial.
SOBRE A WSL
A WSL é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.