Mãe, jornalista, universitária e escritora: as facetas de Ludmila Lopes

Exercer o papel de mãe, de jornalista, de universitária e de escritora aos 22 anos não é para qualquer um, mas a cabo-friense Ludmila Cardoso Lopes se desdobra na jornada quádrupla.

Lud está no 7º período de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, é escritora com mais de 200 mil visualizações na rede social Wattpad, atua como estagiária em um portal de notícias local e concilia todas as suas atividades com seu maior xodó: a filha Sabrina, de 3 anos.

“Para terminar a faculdade de Jornalismo, puxei 10 matérias. Eu tenho que saber no momento as minhas prioridades. No momento, é me formar e, mesmo nessa correria, conseguir passar um tempo com a minha filha”, destacou Lopes.

Tem dias que eu estudo de manhã, trabalho à tarde e, depois do estágio, ainda volto para faculdade. Só chego em casa 22h30. Tem dias que são assim.

Por conta de suas prioridades, Lud deu um tempo nos trabalhos de escrita. Mas o acervo da escritora já conta com, pelo menos, três obras publicadas no Wattpad e um livro físico.

“Eu comecei a escrever no início da pandemia, quando tava passando por um momento muito complicado na minha vida. Eu estava com uma filha recém-nascida, saindo de um relacionamento abusivo. Então eu vi na escrita uma forma de me libertar, de sair dessa solidão que a mãe tem”, explicou Ludmila.

“Laço de Alma”, primeiro livro escrito por Lud, foi publicado pela editora Viseu e lançado no fim do ano passado. Para recuperar o investimento que fez no projeto, Lopes trabalha para promover o trabalho.

“A procura está baixa. A gente está, no momento, em que os preços das coisas aumentaram bastante. A gasolina já ultrapassa R$8, o gás de cozinha, enfim. As pessoas têm suas prioridades e eu compreendo, mas é meio frustrante porque é um sonho viver disso”, ponderou a escritora.

“A gente não pode virar e obrigar ninguém a comprar algo. Mas é frustrante, sim, porque eu estou aqui com os livros parados, já estou com orçamento para pedir mais 150. A editora deu um projeto, o livro ficou lindo, maravilhoso. Só que teve o meu investimento”, pontuou.

O segundo livro de Ludmila é “Ana Lúcia: Uma história de amor e ódio”, que já está passando por edição ortográfica e será lançado, em data a ser definida, pela Travassos Editora.

A publicação no Wattpad rendeu alguns milhares de visualizações. Porém, através dos grupos de trocas de leituras que Ludmila passou a fazer parte quando entrou na rede, foi o terceiro livro da autora, ‘Doce como Amora’, que explodiu.

Atualmente, com 216 mil leituras, o livro conta a história de uma jovem de 18 anos que se empenha para seduzir um dos melhores amigos do pai. Os dois acabam se apaixonando e engatando um relacionamento, apesar da resistência inicial dele.

“O negócio cresceu de uma forma exponencial e eu comecei a escrever um outro livro que, inclusive, eu tenho que terminar. É o ‘Você por Aqui’. Ele ainda nem terminou e já está com mais de 12 mil leituras”, contou Ludmila.

“No momento, eu estou procurando pessoas que invistam em mim, principalmente, se tratando de ‘Doce como Amora’. É um livro que tem bastante visibilidade dentro da plataforma, acabou ganhando esse boca-a-boca. Eu até perdi a noção de como que isso cresceu, é o meu carro-chefe, digamos assim”, concluiu a escritora.

Por Luiz Felipe Rodrigues- Estagiário (Supervisão: Renata Castanho)

Um comentário

  1. ROSANA ANDREIA DA SILVA SOARES

    Que beleza. Conheço o trabalho da autora, é muito bom..
    Continue divulgando suas obras.
    Rosana Andréia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia