Melhor destino de Cidade, Melhor Destino City Break, Melhor Destino de Cruzeiros e Melhor Porto de Cruzeiros da Europa. Já o Turismo de Lisboa está nomeado para Melhor Organismo de Turismo de Cidade.
Sim, esses são os títulos que a linda cidade portuguesa poderá conquistar, dia 1º de outubro deste ano na 29ª edição dos prêmios World Travel Awards (WTA), uma espécie do Oscar do Turismo.
Sim, Lisboa merece pela diversidade de atrações que oferece:
Palácio Nacional de Queluz
Muito bem cuidado e conservado, vale a pena a visita pela grandiosidade de peças e objetos utilizados naquela época, finais do século XVIII, assim como o passeio pelo seu belíssimo jardim. Já é a segunda vez que o visito e sempre me emociono com o que vejo.
Situado em Sintra, o Palácio foi mandado construir por Pedro III, marido da D. Maria como residência real e é um dos maiores exemplos da arquitetura portuguesa, em estilo rococó.
Bilhetes variam de 8,50 euros a 10 euros
Marchas populares
O fim de semana que passou, foi marcado por diversos festejos em Portugal, como:
Dia 10, sexta-feira, comemora-se o Dia de Portugal e Dia de Camões, portanto foi feriado e dia 13, Dia de Santo Antonio é o Padroeiro de Lisboa, feriado também.
No último sábado, 12, aconteceu um grande Desfile de Marchas Populares, despois de dois anos sem haver nenhuma festa por conta da pandemia do corona vírus.
As marchas, uma tradição desde os anos 30, aconteceram na principal Avenida de Lisboa, a Avenida da Liberdade, muito aguardadas pelos portugueses e visitantes. Foram armadas Tribunas para as autoridades, com o presidente Marcelo Rebelo de Souza e o presidente da Câmara de Lisboa (que seria o nosso Prefeito), Carlos Moedas. Muito simpático e acessível, Marcelo não se cansou de fazer selfies com todos os padrinhos (como se fossem os mestre sala e porta-bandeira) das marchas que se apresentaram e populares.
É como se fosse uma ala nossa de escola de Samba, com os participantes representando os seus bairros, mostrando a singularidade de cada um, vestidos com belas roupas e muito bem maquiados, penteados e com muito brilho.
Foram 20 bairros a se apresentar e quando o último desfilou já passava das 2 horas da manhã. Este ano foram vencedores os representantes da Madragoa (1º lugar), Alcântara (2º lugar) e em 3º ficou o Alto da Pina. Há premiações em troféus e dinheiro para os vencedores.
Sopa de Pedra
Foi na cidade de Almerim que Manuela e José Manuel viram a avó Mariana a fazer a Sopa de Pedra, e em 1962 iniciaram a atividade. Hoje a filha Hélia e o genro João Simões continuaram a interessante tradição.
A sopa tem como base o feijão, carnes e enchidos e vem com uma pedra dentro, que o visitante pode levar como sinal de boa sorte. (Eu ganhei duas, rs). É deliciosíssima e me lembrou das sopas das minhas tias portuguesas. Foi um momento inesquecível!
O João Simões foi considerado o maior forcado de Portugal, aquele que pega o touro numa tourada. Em Portugal, desde o reinado de d. Maria II, em 1836, é proibido matar o touro. Extremamente simpático ele faz questão de mostrar todas as suas fotos ‘heróicas’, assim como o avental da Ana Maria Braga que visitou sua cozinha e fez pães, além de todas as dependências do restaurante, que é muito grande e movimentado.
Feira Nacional Agrícola
A 58ª Feira Nacional deAgrícola aconteceu (de 04 a 12) no Centro Nacional de Exposição de Mercados Agrícolas, situado em Santarém.
Um grande pavilhão de expositores de diversos produtos como vinhos, azeites, doces e enchidos. São doces à base de ovos, figos e amêndoas, presuntos de parma, chouriços, vinhos, pães, etc. Um colírio para os olhos e uma variedade de sabores.
Por Renata Castanho