Letícia Piccoli fala sobre preconceito contra os animais

No início do ano passado, 2021, o Disque Denúncia já somou mais de 4.000 delações relativas à negligência e maus tratos aos animais. De acordo com a lei distrital n°4.060 de 2007, práticas de maus tratos são presentes em atos de abuso ou crueldade em qualquer animal, como: golpear, ferir ou mutilá-los; manter animais em lugares anti-higiênicos e obrigá-los a trabalhos excessivos. Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado também é configurado como crueldade aos animais.

A veterinária Letícia Piccoli explica que existe um apreço aos animais de raça, em contrapartida muitos vira-latas são abandonados.

“Infelizmente existe uma cultura de valorização de animais de raça, inclusive já atendi pacientes de uma mesma família onde o bichinho de raça recebia um tratamento completamente diferente do vira-lata.”

Esta hipervalorização dificulta muito na adoção dos pets vira-latas e o número de abandono cresce cada vez mais. Em Araruama, as ruas lotam de animais sem lar. “A única forma de minimizar o abandono é com projetos de esterilização e conscientização das pessoas”, afirma Letícia.

Em 2021, a lei contra abandono e maus tratos aos animais se tornou mais rigorosa, agora, a pena de detenção é de até cinco anos para quem cometer tal crime (Lei Federal n° 14.064/20). Anteriormente, a reclusão era de até um ano.

A veterinária ainda relata já ter atendido muitos animais em situações de maus tratos. Normalmente o bichinho sempre está com medo. “Já atendi animais resgatados em péssimas condições, desnutridos, desidratados e com muitas pulgas e carrapatos. Com os cuidados adequados conseguimos reverter a situação, mas acabam sendo animais muito assustados e desconfiados”.

É importante frisar que todo animal merece cuidado e atenção, sendo de raça ou vira-lata. Lembre-se: abandono também é crime! Letícia Piccoli compartilha que na maioria das vezes ajuda na adoção desses animais através de divulgação nas redes sociais, mas infelizmente não consegue resgatá-los.

DENUNCIE!

Qualquer caso de maus tratos você deve denunciar! O sigilo é absoluto e o animalzinho com certeza conseguirá um lar com muito mais amor e carinho. O telefone para denúncia é: (021) 96928-6446. 118° DP- Araruama.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia