O resultado positivo se deve à eficácia das ações de enfrentamento à pandemia
A eficácia das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 garante à Macaé o menor índice de letalidade causada pela doença em todo o Estado do Rio de Janeiro. O resultado do avanço da vacinação da população e o cumprimento dos protocolos sanitários contra a disseminação do vírus permitiram que o município registrasse, também nesta quinta-feira (4), um dos mais baixos índices de ocupação de leitos de CTI (11%) e de enfermaria (4%) reservados para assistência a pacientes infectados. De acordo com o novo relatório do Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ, Macaé registra 1,71% de taxa de letalidade por Covid-19, um percentual duas vezes menor que a média do Estado (3,62%) e três vezes menor que o registrado pela cidade do Rio de Janeiro (5,18%).
Os indicadores analisados também pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde apontam queda no registro de novos casos de contágio do Coronavírus. A estratégia de testagem da população com testes de antígeno, mantida no Centro de Triagem do Paciente da Covid-19 (CTC) e outras unidades da rede de Média e Alta Complexidades, garante o monitoramento dos novos cenários da pandemia.
“Estamos diante de um estágio de controle da pandemia. No entanto, é necessário manter os protocolos sanitários de enfrentamento ao contágio do vírus, como a utilização das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social”, destaca a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.