O município de Araruama realizou a posse da nova diretoria para o biênio de 2022/2024 da Associação Empresarial. O evento aconteceu na Mansão das Orquídeas, no Parque Hotel da cidade, nesta sexta-feira (15). Diversos empresários estavam na cerimônia para acompanhar a entrega dos certificados. Essa foi a primeira reunião depois de tanto tempo por causa da pandemia da Covid-19. O país já enfrentava uma forte e densa crise, agravada pelos últimos anos onde a economia oscilava de acordo com o mercado internacional. Em cidades consideradas pequenas, é que se pode provar o quanto é fundamental e prestigioso a palavra empreender.
O presidente da gestão anterior, Felipe Gonçalves, esteve no evento e falou sobre a importância de ter superado todas as dificuldades e solucionar os problemas da cidade de Araruama durante a pandemia “na nossa posse há um ano e meio, como a gente foi muito restrito, todo mundo teve dificuldade em manter o distanciamento social. Nos reunirmos com várias instituições empresárias que tinham uma representatividade diferenciada em Araruama para falar a mesma linguagem dos empreendedores. Estava começando a pandemia e eu era uma das pessoas que acompanhava e marcava as reuniões. Não era pra que eu fosse o presidente, era para ter mais uma associação de representatividade na cidade de uma linguagem diferenciada e a gente assumiu”, disse.

Diversas mobilizações ocorreram na cidade durante a pandemia. Alguns empresários procuraram a associação para manter toda a estrutura. Felipe encontrou essa mobilização para solucionar os problemas dos desempregados. As pessoas estavam desesperadas reivindicando para poder abrir o seu negócio novamente, mas ao passar do tempo e com a diminuição do número de casos da Covid-19, o comercio estava retornando para a geração de emprego para a cidade.

O novo presidente da ASSEMA de Araruama, Leandro Leite, explicou sobre a representatividade de diversas empresas “a nossa cidade tem um potencial enorme na Região dos Lagos para o empreendedorismo. Algumas pessoas me perguntaram se a associação iria ser um ecossistema de negócios, mas que vai ser um bioma, que é um conjunto de ecossistemas, aumentando todo esse potencial”, explicou. Na cerimônia de posse o assunto mais falado foi sobre o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Leandro Leite agradeceu todos os seus amigos e sua família com essa nova jornada para representar a associação “tenho que agradecer principalmente ao meu pai que me ajudou muito nessa vida por passar por todas essas dificuldades. Estou muito feliz com esse novo projeto e eu tenho certeza que vamos continuar trabalhando para que o empreendedorismo se torne uma potencia para a nossa cidade”, afirmou.
Por Pier Luro