No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue. No Brasil, desde 2015, o mês inteiro é dedicado à conscientização e ao incentivo da população sobre a importância de ser um doador.
Atualmente, os nove municípios da Baixada Litorânea contam apenas com o Hemocentro da Região dos Lagos (Hemolagos), com sede em Cabo Frio.
São atendidos pelo Hemolagos os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
Neste ano, a secretaria de Saúde cabo-friense vai realizar uma mobilização entre os servidores da Prefeitura para que possam aderir à ação solidária da doação nesta terça-feira (14).
De acordo com a diretora administrativa da Agência Transfusional, Flávia Cunha, houve queda nas doações nos últimos dois anos.
“Durante a pandemia houve uma queda significativa no número de doadores. Neste ano, observamos um breve crescimento, mas a demanda ainda é maior do que a oferta, e a tendência é aumentar ainda mais com o retorno de cirurgias e outros procedimentos. O tipo sanguíneo de maior necessidade é ‘O negativo’, por ser doador universal, em seguida ‘O positivo’. Mesmo assim, devido à atual situação, qualquer grupo sanguíneo é importante”, diz Flávia.
O publicitário e jornalista Vinicius Miguel tem o fator sanguíneo O- e é doador de sangue há mais de uma década.
“Desde que descobri na escola meu tipo sanguíneo, eu sei da responsabilidade social como doador e da importância para os bancos de sangue”, destacou Vinicius.
Morando em Búzios já há alguns anos, a história dele com a doação de sangue começou em 2011, em uma campanha do Hospital do Câncer de Barretos feita pela universidade em que ele estudava, a Estadual de Minas Gerais (UEMG).
“Eu já doei oito vezes em três estados diferentes ao longo dos anos. Procuro doar, pelo menos, uma vez ao ano, mas no último ano eu já doei duas vezes”, pontuou.
Na cidade que Vinícius escolheu para viver, a campanha é lei municipal. Segundo o projeto do vereador Victor Santos (REP), o objetivo é a realização de eventos e atividades voltadas para o incentivo e a conscientização da doação de sangue através de ações informativas/educativas.
Entre os eventos e ações citadas, estão seminários, divulgação, murais, panfletagem e iluminação vermelha de prédios públicos.
O morador da Região dos Lagos que quiser doar sangue deve ir até o Hemolagos de segunda a quarta-feira, das 8h às 15h.
O cidadão pode entrar em contato também pelo número de telefone (22) 2644-5076.
O Hemolagos fica na rua Barão do Rio Branco, 88, Passagem, Cabo Frio.
*Por Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho