Os cuidados com a saúde mental e emocional de jovens e adultos é de extrema importância na atual realidade que vivemos, e aprender a gerenciar as emoções e desenvolver o autoconhecimento é uma busca constante para encontrar o bem-estar pessoal.
Segundo dados da OMS, atualmente, a insônia atinge mais 70% dos brasileiros, nosso País é o mais ansioso do mundo, e tem a maior prevalência de depressão na américa latina. Esses problemas trazem grande prejuízo em diversas áreas da vida.
Como janeiro é o mês de avaliar suas conquistas e fazer uma autoanálise, esse é o momento para levantar a causa sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional. O Janeiro Branco foi criado por uma associação sem fins lucrativos que promove a campanha brasileira sobre a Saúde Mental, e que tem como objetivo principal a construção do bem-estar emocional na sociedade.
A Psicóloga Raquel Klycia, com foco em ansiedade e depressão, alerta para importância da terapia para aprender como cuidar das emoções. “É de extrema importância buscar ajuda profissional para cuidar da saúde emocional, o psiquiatra, psicólogo e terapeuta, tem vasta experiência e conhecimento técnico para auxiliar o paciente a diminuir seu sofrimento emocional”, destaca a Psicóloga.
A psicóloga ainda enfatiza sobre a importância de procurar uma ajuda professional, pois assim terá acesso a várias técnicas e abordagem terapêuticas que são comprovadas cientificamente e, que irão auxiliar no processo de tratamento.
“Procurar ajuda profissional permite a identificação precoce de problemas de saúde mental. A intervenção precoce pode prevenir o agravamento de condições e melhorar significativamente os resultados a longo prazo. Os pacientes aprendem a desenvolver habilidades de enfrentamento, o que irá melhorar sua autoestima, relacionamento, ansiedade, exaustão emocional. Isso contribui para uma melhoria geral na qualidade de vida”, conclui.
Mais informações:
Instagram: @psiraquelklycia
Por Letícia Zamboni (Estagiária)