Essa notícia é pra você quem tem TV Box ou conhece alguém que tem. No início de fevereiro a Anatel apresentou um plano de ação para bloquear equipamentos de IPTV pirata em todo o Brasil. Assim, usuários que utilizam TV Box não homologadas perderão o acesso ao sinal ilegal. O bloqueio acontecerá em várias etapas.
Só que não vai ser assim automaticamente não. Primeiro, é preciso que alguém faça uma denúncia. Aí a Anatel investiga e, se confirmado o sinal pirata, faz o bloqueio. Não vai precisar pagar multa nem entregar o aparelho, só o sinal pirata mesmo que vai ser bloqueado.
Segundo a Anatel, existem entre 5 e 7 milhões de TV Box no Brasil. Muitos deles, claro, com sinal ilegal, pegando vários canais e serviços de streaming. E muita gente usa a TV Box só pra isso mesmo: ter acesso gratuito a esses serviços. Ainda mais com várias plataformas de streaming que surgiram no mercado nos últimos anos e o aumento recente das assinaturas.
A tendência, com isso, é a volta daquela velha pirataria: o download de torrents. Só que a Anatel também está de olho nisso. Só no ano passado, mais de 15 mil brasileiros receberam notificações extrajudiciais via e-mail por baixarem filmes piratas.
O problema, no entanto, está longe de acabar, já que os piratas profissionais sempre acabam encontrando um jeito de desbloquear de novo as TV Box ilegais. É possível checar se uma TV Box é licenciada consultando o código da certificação do aparelho no site oficial da Anatel.
Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!