A noite de inauguração da Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (12/12), foi marcada por muita arte, alegria e encantamento. Em clima de festa, uma multidão lotou o Centro da cidade para acompanhar o cortejo do Papai Noel, as apresentações artísticas e a abertura da tradicional exposição natalina, totalmente revitalizada pela Secretaria Municipal de Cultura para esta temporada. A exposição de Natal, sediada na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, vai funcionar até o dia 12 de janeiro, com visitação gratuita todos os dias, das 14h às 22h, e a presença do Papai Noel de terça a domingo, a partir das 19h. Clique AQUI para conferir a programação completa.
Este ano, o cortejo natalino, uma das atrações mais aguardadas da noite, contou com a participação especial do grupo de patinação urbana SPA Patins In Line, das misses do projeto “Miss São Pedro da Aldeia Oficial”, das turmas de ballet baby, dança popular, teatro e danças urbanas da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, das dançarinas do Ballet Municipal e dos integrantes da Companhia de Teatro Municipal, que abrilhantaram a festa. Embalado por músicos da Orquestra Sons da Aldeia e com o apoio da Guarda Municipal, o desfile percorreu as vias do Centro, saindo da Praça Hermógenes Freire da Costa em direção à Casa da Cultura, contagiando as casas e comércios com o clima mágico do Natal.
Presente em mais uma abertura oficial da temporada natalina, o prefeito Fábio do Pastel destacou em sua fala o empenho dos servidores da pasta. “Hoje nós viemos principalmente para agradecer o secretário Thiago e toda a equipe da Cultura, porque esse pessoal tem trabalhado muito. Quero parabenizar o secretário, a diretora Giselle, que também está à frente, pelo o que eles têm feito pela nossa população. A nossa cidade é isso, é família, é criança, é todo mundo junto, celebrando. Essa é a nossa São Pedro da Aldeia, que eu levanto a bandeira. Moro aqui há 30 anos, São Pedro da Aldeia me acolheu e por isso que hoje a gente tem feito todo esse esforço para fazer o melhor pela cidade. Esse é um trabalho e um compromisso do nosso governo municipal. Desejo um feliz natal para cada um de vocês e um próspero ano novo de saúde e paz”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite para a visitação à Casa do Papai Noel, que ficará aberta até o dia 12 de janeiro. “Estamos muito felizes em abrir mais um Natal e ver tantas famílias e crianças reunidas, felizes. Tivemos um cortejo lindo e a gente só tem a agradecer a presença de todos que vieram para prestigiar essa noite tão especial e também as apresentações dos artistas da nossa cidade, da nossa Orquestra, da Escola de Artes Municipal, da Companhia de Teatro e do Ballet Municipal. A Casa do Papai Noel está muito bonita, toda a ornamentação foi revitalizada, mantendo a tradição da decoração, os brinquedos e a nossa Aldeia do Noel, que já se tornou um atrativo para as famílias. Esperamos a visita de todos”, disse.
Entre os destaques da programação de abertura estiveram as performances do Ballet Municipal e da oficina de Ballet Adulto da Escola de Artes Municipal, que abrilhantaram o evento apresentando sequências coreográficas do renomado ballet “O Quebra-Nozes”. O evento contou, ainda, com apresentações da oficina de Danças Urbanas da Escola de Artes, da Companhia de Teatro Municipal, com a peça “Toda estrela brilha: Uma Jornada Mágica de Natal” e da Orquestra Sons da Aldeia, que encerrou a programação de abertura com um concerto de clássicos natalinos.
Do bairro Porto da Aldeia, a família Roque compareceu pela primeira vez na abertura da Casa. “Todo ano nós visitamos a Casa do Papai Noel, mas essa é a primeira vez que acompanhamos esse evento de inauguração. O Natal de São Pedro da Aldeia é, realmente, diferenciado. É um espetáculo, o clima é muito acolhedor e as crianças adoram. A prefeitura está de parabéns, nota 100”, destacou o morador Jorge Alexandre, ao lado da esposa Nathália e da filha Ana Clara, de oito anos.
Moradora da cidade, a técnica de enfermagem Michele Patrão também compareceu com a amiga e a filha, Letícia Tavares, de nove anos. “Eu amo o Natal e essa magia familiar de São Pedro da Aldeia. Esse evento é maravilhoso porque ele faz renascer o verdadeiro sentido do Natal entre as famílias, que é o amor fraterno. Todo ano eu venho prestigiar, não abro mão”, comentou.
Casa do Papai Noel 2023
Totalmente revitalizada, a Casa do Papai Noel conta com mais de 30 mobílias em estilo colonial, que compõem diferentes cenários cenográficos do lar do Bom Velhinho, como a sala, a fábrica de brinquedos e a biblioteca. Um dos destaques da exposição é a escultura de um presépio, de 1,60 metros de altura, símbolo da tradição religiosa do Natal, assinada pelo artista plástico da SEMUC, Flávio Rangel. O quarto do Papai Noel, outro ponto alto da exposição, foi decorado com diversos adereços temáticos, entre eles um relógio de pé do acervo da SEMUC, que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX. Também participaram da confecção e revitalização das mobílias os artistas Márcio Alexandre Simas (Lobinho) e Roger Suriani, que também integram a equipe de arte e criação da pasta.
Reforçando a atmosfera lúdica do espaço, pelo segundo ano consecutivo a Casa do Papai Noel aldeense conta com a “Aldeia do Noel” – uma área externa totalmente “instagramável”, onde os visitantes podem levar as crianças para brincar no trenó e no trenzinho do Papai Noel. Outra novidade mantida para a edição 2023 é o carrossel, um clássico dos parques de diversões, garantindo a diversão da criançada. O brinquedo tem capacidade para quatro usuários por vez, com um limite máximo de 160 kg.
Recém-chegada de Recife-PE, a aposentada Elizabeth Raimundo compareceu ao lado do filho, Gleibson Lopes, e dos netos Isabela e Santiago, de três e cinco anos. “É a segunda vez que venho com meu filho para passar o Natal em São Pedro da Aldeia e para mim é muito gratificante. A abertura da Casa do Papai Noel é um encanto, é um momento muito emocionante, o clima é gostoso, as pessoas são acolhedoras e meus netinhos ficam vibrando”, disse. “Estou em São Pedro da Aldeia desde 2015 e a programação, o capricho na decoração e a bem-querência que o município tem com os cidadãos é bem diferente do que eu vejo nas outras cidades. Isso sim é cultura e é esse o tipo de coisa que a gente procura”, complementou Gleibson, arquiteto e morador do Centro.
A Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 8 de janeiro não haverá funcionamento. De terça a domingo, os visitantes também poderão tirar fotos com o Papai Noel. O personagem ficará no espaço das 19h às 22h. A exposição conta, ainda, com um horário reservado para a visita de crianças autistas e pessoas com sensibilidades sensoriais: às terças e quartas-feiras, das 18h às 19h. Durante este período, os estímulos sonoros e luminosos permanecem desligados.
Além da visitação à Casa do Papai Noel, a população também pode fazer uma visita ao presépio do coreto, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). O espaço ganhou decoração especial e estará aberto todas as noites, das 18h às 22h.
Dentre as autoridades municipais presentes no evento de inauguração estiveram ainda os secretários de Turismo, Claudia Tinoco; Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; e de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; o vice-presidente da Câmara Municipal, Franklin Ribeiro; os vereadores Márcio Soares, Mislene Conceição, Jean Pierre, Chico de Dona Chica e Vitinho; o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista; e o assessor, Vinicius Loureiro.