Diz um ditado antigo que, só existem duas coisas certas nessa vida, morrer e pagar imposto. E olha que de imposto o povo aqui da terra tupiniquim entende. Mas, afinal, que leão é esse que nos dá a maior mordida de todas? O que é de fato o imposto de renda?
O Imposto de Renda (IR) é o tributo mais famoso do país. Ele é um tributo federal, como o nome diz, age sobre a renda. Ou seja, sobre tudo que você ganha. Como se isso não fosse o suficiente, ele monitora e acompanha sua evolução patrimonial. Para efetuar esse acompanhamento, o governo solicita que trabalhadores e empresas informem todos os ganhos anuais.
Durante o ano todo, você ganha e gasta dinheiro e geralmente essa renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leão da receita avalia se a “mordida” dele, ou seja, se o que ele te cobrou é, realmente o que precisava pagar conforme seus gastos.
Para o leão saber melhor essas informações, você precisa fazer sua Declaração de Imposto de Rendas que geralmente acontece entre março e abril (fique atento à data da declaração) onde você apresenta todos os seus ganhos e gastos do último ano.
Como posso declarar meu IR?
Todos os anos o site da Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda. Que é para facilitar a vida dos contribuintes. É só baixar o programa e seguir o passo a passo, colocar basicamente todas suas despesas e ganhos, seus salários, seus bens, despesas com escola, saúde e até mesmo dinheiro na poupança.
Quem precisa declarar o IR?
Basicamente todos temos que declarar IR, mesmo quem ficou abaixo do rendimento mínimo exigido para declarar na totalidade, é sugerido que você declare, pois, pode ser que você tenha restituições a receber. Ter restituição a receber, significa que o que foi descontado do seu salário tem que ser devolvido.
Por isso, não deixe de declarar, mesmo que você não esteja na faixa de obrigatoriedade.
E para onde vai (ou dizem que vai) o dinheiro descontado?
Conforme o Ministério da Fazenda, parte dos impostos arrecadados é destinada à saúde, educação e programa de transferência de renda.
Outra parte é enviada para programas de geração de empregos e inclusão social, como reforma agrária, construções populares e desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Então pessoal, declarar seu IR é importante para você, pois te livra de possíveis multas e pode até fazer com que receba um dinheiro de restituição e é importante para manter o país funcionando também.
Fonte principal: site do SERASA.