Equipamento havia sido comprado em 2015 e nunca foi usado; o governo municipal atualizou e realizou a manutenção para incluir o procedimento cirúrgico na rede pública municipal
O município de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, implementou uma nova estratégia no município para otimizar e aprimorar os procedimentos cirúrgicos, com um método inovador e menos invasivo ao corpo humano, substituindo diferentes tipos de operações abertas, sem exigir grandes cortes.
A partir de agora, a rede pública de saúde passa a contar com equipamento para realização de cirurgias por vídeo, técnica conhecida como videoscopia ou laparoscopia, quando realizada na região do abdômen. O aparelho havia sido comprado em 2015 e nunca foi utilizado. A gestão atual atualizou o sistema e investiu na manutenção da máquina.
A primeira paciente foi operada no Hospital Municipal São José Operário nesta semana. A iniciativa reflete uma constante busca por melhorias por parte da gestão atual e um avanço tecnológico relevante para a área da saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Janio Mendes, com a implantação do equipamento, os pacientes passam a realizar os procedimentos diretamente na rede municipal, sem necessidade de aguardar a transferência para unidade estadual ou conveniada.
Ainda segundo o secretário, essa medida irá contribuir para redução das filas para cirurgias no município.
Fonte e Foto: Prefeitura de Cabo Frio