Todos os tipos sanguíneos negativos estão em estado crítico; O- é o mais grave por ser usado em emergências e bolsas pediátricas. Campanha de Natal começa nesta sexta-feira, às 9h, com a presença do Papai Noel.
O Hemolagos emite um alerta urgente à população da Região dos Lagos: os estoques dos tipos sanguíneos negativos: A-, B- e O-, chegaram ao nível mais crítico de 2025. A situação preocupa especialmente pelo papel essencial desses tipos em atendimentos de urgência e em transfusões de bebês e crianças internadas. Além da proximidade das festas de fim de ano, quando há uma superlotação nas cidades da Baixada Litorânea e uma queda acentuada nas doações.
O sangue O negativo, o mais utilizado em atendimentos de emergência e único capaz de produzir bolsas pediátricas e neonatais, é o que apresenta pior situação. A baixa no estoque impede que a instituição garanta a reposição imediata para casos graves e compromete o suporte aos hospitais da região.
A queda drástica nas doações, comum no fim do ano, levou à redução expressiva no comparecimento de voluntários nas últimas semanas. Diante do cenário, o Hemolagos iniciou uma mobilização especial e recebeu uma ajuda simbólica.
O Papai Noel estará no Hemolagos nesta sexta-feira, às 9h, para abrir a Campanha de Natal “Seja o amigo oculto de alguém: doe sangue e salve vidas”.
A presença do bom velhinho busca reforçar o clima de solidariedade e estimular que mais moradores contribuam com esse gesto que salva vidas. “Estamos em uma situação muito delicada. Com todos os tipos negativos em nível crítico, não conseguimos garantir estoques para atendimentos de emergência e nem a produção de bolsas pediátricas. Precisamos da ajuda dos doadores com urgência”, destaca o Presidente do Hemolagos, Jorge Diniz.
Embora a convocação emergencial seja para A-, B- e O-, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, especialmente neste período em que as doações diminuem significativamente.

