Grandes surpresas causam mudanças no ranking feminino do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero

A energia do oceano se uniu à energia da multidão na Praia de Itaúna e deu início ao VIVO Rio Pro Apresentado por Corona Cero , Etapa nº 9 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) de 2025. Após um primeiro dia de espera sem ondas, as ondas de 90 a 120 cm de altura do domingo ofereceram muitas oportunidades para os melhores surfistas do mundo ganharem os aplausos dos milhares de fãs que se aglomeravam na praia.

A Rádio Costa do Sol está presente no evento fazendo a cobertura da competição. A ação da rádio conta com o patrocínio do Guaracamp e está realizando entrevistas com a equipe organizadora do evento, representes da Prefeitura de Saquarema e atletas.

As Rodadas de Abertura feminina e masculina foram concluídas, juntamente com a Rodada Eliminatória feminina. A próxima chamada será na segunda-feira, 23 de junho, às 6h45, com possível início às 7h03 (GMT-3).

As número 1 e 2 do mundo que se preparavam para o evento, Gabriela Bryan (HAW) e Caity Simmers (EUA), foram eliminadas devido à presença das wildcards Tatiana Weston-Webb (BRA) e Arena Rodriguez (BRA).

Weston-Webb retornou às competições como wildcard no Brasil após alguns meses de folga. A medalhista de prata olímpica e vice-campeã mundial de 2021 conquistou uma vitória confortável sobre o bicampeão mundial Tyler Wright (AUS), bem como Simmers, atual campeã mundial e vencedora consecutiva do Rio Pro, antes de Luana Silva (BRA), companheira de equipe olímpica de Weston-Webb pelo Brasil, derrotar Simmers na fase eliminatória. A derrota fez Simmers cair para a terceira posição no ranking, a pior colocação da californiana na temporada até então. Tendo competido pela última vez na parada nº 3 do CT em Portugal antes de se ausentar da camisa para priorizar seu bem-estar, Weston-Webb gostou de usar seu forehand para atacar o lip nas esquerdas, conquistando 7,00 e 5,17 para um total de 12,17 (de 20 possíveis), o segundo maior da fase.

“Foi tão estranho estar de volta à água com todo mundo”, disse Weston-Webb. “Na verdade, meu primeiro surfe aqui em Itaúna foi esta manhã, antes da competição. Eu só queria sair, me divertir e poder deixar meu surfe fluir livremente. Sinto que o começo deste ano… foi muito diferente para mim porque eu não tinha aquela conexão entre mente, corpo e alma. Tirei um tempo de folga, fui para as Ilhas Mentawai, peguei ondas ótimas, passei muito tempo com meu marido, minha família e pessoas próximas, o que eu realmente apreciei, e sim, estou muito animada por estar aqui. É muito estranho porque eu realmente pensei que tiraria o ano inteiro de folga, mas como era minha casa, me sinto em casa aqui em Itaúna, e os fãs brasileiros são incríveis.”

Uma bateria de abertura difícil levou Rodriguez imediatamente para a fase eliminatória em sua estreia no CT, mas a jovem de 19 anos se recuperou com uma grande surpresa sobre Bryan, a atual número 1 do mundo. A vitória na bateria foi um grande triunfo para Rodriguez, que participa do evento graças à sua atual colocação como a sul-americana mais bem colocada no ranking da Challenger Series. Retornando ao Challenger em 2025 para uma temporada completa pela primeira vez em três anos, a peruana começou com sua melhor colocação até então no evento de abertura em Newcastle, Austrália, e poucos dias depois se encontra nas quartas de final de seu primeiro CT.

“Estou muito feliz por ter conseguido”, disse Rodriguez. “Estou muito, muito feliz com o desenrolar da bateria, estava procurando as esquerdas. De manhã, eu queria surfar porque estava muito bom, na verdade, mas não peguei as ondas que queria. Estou muito feliz por ter mostrado meu surfe nesta bateria e batido a número um. [Gabriela Bryan] está arrasando o ano todo e eu amo muito o surfe dela. Estou muito feliz por estar nas quartas de final. Na verdade, estou sem nervosismo. Estou absorvendo tudo e aprendendo muito com os melhores, porque eles não cometem erros e capitalizam os seus. Então é muito importante estar presente. Estou me sentindo muito bem agora.”

Para aumentar as surpresas, Bettylou Sakura Johnson (HAW) foi derrotada por Wright na Rodada Eliminatória depois que a havaiana venceu dois dos últimos três eventos do CT e chegou ao Top 5 pela primeira vez nesta temporada.

Molly Picklum (AUS) fechou a Rodada de Abertura feminina com a maior pontuação total de 13,50 e uma pontuação de 7,83 (de um total de 10 possíveis) na onda única da rodada. Entregando o que está se tornando uma de suas marcas registradas, a jovem de 22 anos conduziu uma manobra única agressiva com total comprometimento em uma seção crítica para conquistar sua pontuação quase excelente e enviar a campeã mundial de 2023 Caroline Marks (EUA) e a campeã mundial júnior de 2024 Luana Silva (BRA) para a Rodada Eliminatória. Recém-chegada de um segundo lugar no Lexus Trestles Pro, Picklum foi a única mulher atualmente entre as 5 melhores a chegar às quartas de final. A australiana também é a única mulher das cinco a não vencer nenhuma prova até agora nesta temporada, um fato que ela espera reverter no Brasil.

“Acordei esta manhã me sentindo um pouco confuso, então fiquei muito feliz por ter conseguido pegar minhas ondas e lidar com a ondulação aqui”, disse Picklum. “Mas sim, obviamente estou muito feliz por ter superado isso. Todo mundo está surfando muito bem no momento. E sim, estou feliz por pular essa fase eliminatória. O Brasil é definitivamente um que eu quero vencer. Adoro a energia daqui. Tenho tantos bons amigos aqui, e é definitivamente algo que eu adoraria vencer. Este ano, cheguei a algumas finais, mas infelizmente não consegui a vitória. Continuo batendo na porta, sabe, continuo aparecendo, e vamos ver se consigo tentar vencer e levar o troféu para casa.”

O wildcard brasileiro Gabriel Klaussner (BRA) abriu vantagem logo no início de sua estreia no CT, onde o jovem de 20 anos se viu no meio da rivalidade entre os dois maiores surfistas do Tour, Jordy Smith (RSA) e Cole Houshmand (EUA). Houshmand lutou para encontrar ritmo durante boa parte da bateria até que uma combinação poderosa e perfeitamente sincronizada de dois giros de forehand lhe rendeu a primeira nota excelente do evento, 8,00. Com 5,30 adicionados logo depois, o californiano avançou para as oitavas de final à frente de Klaussner e Smith, o atual número 1 do mundo.

“Não havia muita estratégia além de identificar as esquerdas e tentar ir para a esquerda”, disse Houshmand. “Eu estava com dificuldades lá. Surfei literalmente uma bateria de dois minutos. Peguei as duas ondas em talvez menos de dois minutos. Mas sim, foi divertido. A galera aqui é louca. Quer dizer, a razão pela qual você quer vencer aqui é por causa da galera. É como se você estivesse surfando em um estádio lotado ou algo assim. Deve ter milhares e milhares de pessoas na praia. Então, sim, seria divertido vencer aqui na frente de todo mundo, mas você sabe, bateria por bateria e só curtindo. A vida aqui é boa. Eu amo isso aqui. É um dos meus lugares favoritos.”

O colega surfista de Houshmand em San Clemente, Crosby Colapinto (EUA), também avançou para as oitavas de final após derrotar o finalista consecutivo do Rio Pro, Yago Dora (BRA), e o ex-surfista de CT, Peterson Crisanto (BRA), que aparece como curinga graças a uma forte atuação no evento de abertura da temporada do Challenger Series.

Os campeões mundiais brasileiros Filipe Toledo (BRA) e Italo Ferreira (BRA) venceram as baterias da Rodada de Abertura, assim como Miguel Pupo (BRA). Toledo, tetracampeão do Rio Pro, tem grandes expectativas por parte do público local em seu retorno após uma pausa na temporada passada. O bicampeão mundial saiu vitorioso em uma bateria acirrada que contou com João Chianca (BRA), que mora em Saquarema, e Griffin Colapinto (EUA). Enquanto isso, Ferreira, campeão mundial de 2019 e medalhista de ouro olímpico, que é o atual campeão do evento, também avançou direto para as oitavas de final.

“Estou muito feliz por estar de volta ao Brasil”, disse Ferreira. “Ano passado, foi um dos meus melhores momentos do ano aqui em Saquarema e tenho a oportunidade de repetir. Aquela primeira bateria foi muito boa, contra dois surfistas excelentes, Seth [Moniz] e Connor [O’Leary]. Tentei encontrar boas ondas. É difícil porque tem muita correnteza e espuma ao mesmo tempo, e é difícil encontrar uma boa parede. Mas eu peguei uma em um canal e a última foi boa, mas caí na última curva. Mas é, é só a primeira bateria, então estou superanimado.”

Os favoritos ao prêmio de Novato do Ano, Erin Brooks e Joel Vaughan, resgatam boas memórias e colecionam vitórias iniciais

A única estreante feminina a sobreviver ao corte de meio de temporada, Erin Brooks (CAN), conquistou sua primeira vitória na bateria de abertura desde a etapa nº 3 do CT em Portugal, na primeira bateria do evento. A jovem de 17 anos avançou direto para as quartas de final e eliminou duas mulheres que estavam no Top 5, Bettylou Sakura Johnson (HAW) e Isabella Nichols (AUS), para a rodada eliminatória, onde ambas foram posteriormente eliminadas. Embora tenha competido em um evento do Championship Tour pela primeira vez no Brasil, Brooks guarda boas lembranças de Saquarema, tendo vencido o evento Corona Saquarema Pro Challenger Series em 2023 e conquistado sua classificação para o CT em suas areias em 2024.

“Eu simplesmente amo o Brasil”, disse Brooks. “Quer dizer, as ondas são tão divertidas. Adoro as esquerdas e estou muito feliz por estar aqui. Acordei cedo, desci e estava realmente muito, muito pequeno. Meio que aumentou depois que o sol nasceu, mas há tantas oportunidades, tantas ondas por aí, então eu estava apenas tentando me manter ativo e tive sorte de ter conseguido.”

O atual favorito ao prêmio de Estreante do Ano na categoria masculina, Joel Vaughan (AUS), venceu Kanoa Igarashi (JPN) e Alejo Muniz (BRA) e avançou para as oitavas de final. Vaughan fechou sua bateria com 6 ondas médias, uma na esquerda e outra na direita, totalizando 13,33 em duas ondas, a segunda maior pontuação masculina do dia. Tendo conquistado uma nota 10 perfeita durante o evento Challenger Series em 2023, o jovem de 21 anos está feliz em retornar ao Brasil para sua primeira participação no CT sul-americano.

“É incrível estar de volta”, disse Vaughan. “Eu amo esta praia e o público que ela atrai, a energia é simplesmente incrível. Estou muito animado para voltar aqui. Tentei manter tudo bem simples, trabalhar em mim mesmo e tentar pegar umas boas ondas e, sim, estou muito feliz por ter conseguido essa.”

Os destinos dos concorrentes de Vaughan na disputa pelo título de Estreante do Ano foram mistos: Alan Cleland Jr. (MEX) e Marco Mignot (FRA). Cleland conquistou a segunda maior pontuação em uma única onda da rodada, 7,33, a caminho da vitória na bateria, enquanto Mignot, vencedor do evento Corona Saquarema Pro Challenger Series de 2024, foi eliminado na Rodada Eliminatória.

Para mais informações e destaques da competição de hoje no VIVO Rio Pro Presented by Corona Cero, visite WorldSurfLeague.com .

Resultados da Rodada de Abertura Feminina do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero:


1ª LUTA: Erin Brooks (CAN) 11,56 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 10,10, Isabella Nichols (AUS) 9,66
HEAT 2: Lakey Peterson (EUA) 9,56 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 8,20, Arena Rodriguez (PER) 4,13
3ª TEMPORADA: Tatiana Weston-Webb (BRA) 12,17 DEF. Caitlin Simmers (EUA) 9,00, Tyler Wright (AUS) 7,27
4ª Eliminatória: Molly Picklum (AUS) 13,50 DEF. Caroline Marks (EUA) 9,60, Luana Silva (BRA) 6,30

Resultados da Rodada de Abertura Masculina do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero:
1ª CLASSIFICAÇÃO: Italo Ferreira (BRA) 12,43 DEF. Connor O’Leary (JPN) 11,20, Seth Moniz (HAW) 7,47
HEAT 2: Joel Vaughan (AUS) 13,33 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 6,34, Alejo Muniz (BRA) 4,97
TEMPO 3: Crosby Colapinto (EUA) 12,50 DEF. Yago Dora (BRA) 10,60, Peterson Crisanto (BRA) 7,77
4ª LUTA: Cole Houshmand (EUA) 13,30 DEF. Gabriel Klaussner (BRA) 10,90, Jordy Smith (RSA) 9,43
5ª TEMPORADA: Alan Cleland (MEX) 12,33 DEF. Jake Marshall (EUA) 9,97, Barron Mamiya (HAW) 8,33
TEMPO 6: Miguel Pupo (BRA) 12h00 DEF. Ethan Ewing (AUS) 8,93, Marco Mignot (FRA) 8,24
7ª TEMPORADA: Leonardo Fioravanti (ITA) 13,84 DEF. Jack Robinson (AUS) 10,83, Rio Waida (INA) 6,56
TEMPO 8: Filipe Toledo (BRA) 12,90 DEF. João Chianca (BRA) 11,23, Griffin Colapinto (EUA) 8,57

Resultados da Rodada Eliminatória Feminina do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero:


1ª LUTA: Arena Rodriguez (PER) 8,90 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 6,50
2ª TEMPORADA: Tyler Wright (AUS) 11,90 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9,63
TEMPO 3: Luana Silva (BRA) 10,47 DEF. Caitlin Simmers (EUA) 10.24
4ª Eliminatória: Caroline Marks (EUA) 11,43 DEF. Isabella Nichols (AUS) 9,57

VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero – Rodada Eliminatória Masculina – Confrontos:
HEAT 1: Jordy Smith (RSA) x Gabriel Klaussner (BRA)
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) x Marco Mignot (FRA)
HEAT 3: Yago Dora (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)
4ª Eliminatória: Jack Robinson (AUS) x Rio Waida (INA)
HEAT 5: Kanoa Igarashi (JPN) x Alejo Muniz (BRA)
HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)
HEAT 7: Barron Mamiya (HAW) vs.
Eliminatória 8: Jake Marshall (EUA) x Connor O’Leary (JPN)

VIVO Rio Pro apresentado pelas partidas das quartas de final do Corona Cero Feminino:
HEAT 1: Caroline Marks (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
HEAT 2: Tyler Wright (AUS) x Luana Silva (BRA)
3ª LUTA: Molly Picklum (AUS) x Arena Rodriguez (PER)
4ª Eliminatória: Lakey Peterson (EUA) x Erin Brooks (CAN)

Assista AO VIVO
O VIVO Rio Pro Presented by Corona Cero terá uma janela de competição que vai até 29 de junho de 2025. O evento será transmitido AO VIVO no WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL . Confira outras maneiras de assistir com os parceiros de transmissão da WSL . Para os fãs que assistem no Brasil, a cobertura das quartas de final da competição e além continuará exclusivamente no WorldSurfLeague.com , SporTV e Globoplay. Para os fãs que assistem nos Estados Unidos, a cobertura das quartas de final da competição e além continuará exclusivamente no WorldSurfLeague.com e ESPN+.

O VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero é orgulhosamente apoiado pela VIVO, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Probiótica, Dr.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia