Na noite ontem (28), a forte chuva que atingiu a Região dos Lagos, causou vários pontos de alagamento em Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama e Rio das Ostras.
Ruas e avenidas ficaram submersas, dificultando a mobilidade e o acesso dos moradores. A população registrou as inundações e postou nas redes sociais.
O Instituto Nacional de Meteorologia já havia emitido “Alerta Amarelo” de chuvas intensas na manhã de ontem. Importante ressaltar que em caso de emergência o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil.
A previsão é de chuva para os próximos dias.
Confira algumas orientações na temporada das chuvas:
LIMPEZA DE CALHAS – Uma das medidas é a limpeza das calhas, que favorece o escoamento da água da chuva e evita infiltrações nas partes elétricas e na estrutura da casa.
LIXO – Também é extremamente importante lembrar que jogar lixo na rua causa o entupimento dos bueiros, o que aumenta o risco de alagamento e inundações na cidade.
ENERGIA ELÉTRICA – Em casos de inundações, desligue o disjuntor para evitar risco de eletrocussão. Também é importante fechar as entradas de gás e os registros de água.
ANIMAIS – Na hora da chuva proteja os animais, sendo eles de estimação ou não.
TELHADOS – Neste período, é importante verificar as condições dos telhados para evitar destelhamentos. Em caso de ventos fortes e destelhamentos, a orientação da Defesa Civil é que o morador permaneça dentro de casa e procure um abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por pedaços de telha.
DESCARGA ELÉTRICA – Devido aos riscos de descargas elétricas, evite piscinas, lagos, terrenos descampados ou ficar embaixo de árvores enquanto estiver chovendo. Dentro de casa, não se deve ficar perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefones com fio e aparelhos eletroeletrônicos, nem perto de objetos metálicos grandes. Rios e cachoeiras devem ser evitados por causa da possibilidade de tromba d’água. Andar a cavalo ou de bicicleta representa perigo. O ideal é procurar estruturas firmes para se proteger.
NO TRÂNSITO – O motorista que estiver no trânsito deve evitar passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida.
PROTEÇÃO DE ENCOSTAS – As coberturas plásticas para encostas é fundamental para evitar deslizamento de terra nas áreas eminentes de risco.
RIOS – Não jogue troncos, móveis, materiais e lixo nos rios e córregos, pois esses objetos impedem o curso fluvial, provocando alagamentos.
MATERIAL DE LIMPEZA – Tenha sempre materiais de limpeza, botas de borracha e luvas para higienização do domicílio e peridomicílio.
MEDICAMENTOS – Guarde todos os medicamentos (comprimidos, insulina…) e insumos (seringas, termômetros…) em um lugar seguro. Se alguém da sua família fizer uso de algum medicamento de uso contínuo, mantenha-o em um lugar de fácil acesso, caso tenha que sair de casa às pressas. Lembre-se de levar também a receita médica.
ALIMENTOS – Guarde os alimentos em lugares elevados, mantendo-os longe do alcance dos roedores, dos insetos e de outros animais, e para que a água da enchente e a lama não os alcancem. Os alimentos e a água engarrafada também devem ser guardados longe de produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu, condicionador), produtos de limpeza (detergente, sabão, amaciante, alvejante, água sanitária), produtos para desinfestação do ambiente domiciliar (inseticida).