Para proporcionar segurança e comodidade a fluminenses e turistas durante as festividades do Réveillon 2023, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai promover uma força-tarefa com esquema especial de serviços. Haverá reforço nas estruturas da segurança pública, com efetivo de 22 mil policiais militares, 3 mil policiais civis e cerca de 500 bombeiros extras, e dos transportes públicos, além da tradicional campanha de doação de sangue realizada pelo Hemorio neste período.O governador Cláudio Castro destaca que as secretarias e órgãos do Governo do Estado estão preparados para oferecer suporte às celebrações para a chegada do Ano Novo.
O reforço da Lei Seca já terá início na noite desta sexta-feira, 30 de dezembro.- O Governo do Rio está preparado para garantir o sucesso dos eventos de Réveillon espalhados pelo estado. A segurança reforçada em todos os pontos de festas na capital e nos municípios do interior, com mais de 22 mil policiais e cerca de 500 bombeiros, foi estruturada para proporcionar tranquilidade à população fluminense e aos turistas. Além disso, o esquema especial dos transportes vai facilitar a ida e o retorno para quem for curtir as celebrações. Será uma grande mobilização para assegurar que 2023 seja recebido com paz, tranquilidade e muita alegria – ressalta Cláudio Castro.
Polícia Militar
A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizará um efetivo com mais de 22 mil policiais. Na capital, o comando da corporação elaborou um planejamento especial para atuar em Copacabana, que deverá receber um público de cerca de 2 milhões de pessoas para assistir ao espetáculo dos fogos e shows na orla. Serão montados 16 postos de revista com a utilização de detectores de metais e utilização de canhões de luz nas 30 torres de observação e cinco tendas de atendimento em pontos estratégicos da praia.As atenções da Polícia Militar também estarão voltadas para outras regiões da capital, onde haverá grandes eventos públicos com queima de fogos: Aterro do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Parque Madureira, Sepetiba e Pedra de Guaratiba, além de mobilização especial nas cidades de Niterói, Região dos Lagos, Costa Verde, Norte e Noroeste Fluminense e Região Serrana.
Polícia Civil
A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) informa que cerca de 3 mil agentes estarão trabalhando durante o Réveillon em todo o Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o planejamento operacional, esses policiais vão reforçar as equipes das centrais de flagrante, além de fornecer apoio operacional e de realizar atividades fiscalizatórias.
Lei Seca
A Lei Seca vai intensificar as ações de educação e fiscalização nos pontos de grande concentração de pessoas, como praias e centros gastronômicos, bem como nas estradas com maior número de deslocamento de veículos. Só a fiscalização irá usar um efetivo com 150 homens, inclusive com a vistoria volante das motopatrulhas, e com o horário estendido até o início da manhã.
Segurança Presente
Já o Programa Segurança Presente contará com um reforço das bases localizadas nas Zonas Sul e Oeste e em áreas turísticas para auxiliar no policiamento durante o dia na Orla do Rio. O patrulhamento em outras localidades da capital e em todo o estado segue normalmente.
Corpo de Bombeiros
Esse ano, pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros do Rio vai contar com quatro helicópteros, dois aeromédicos e dois de resgate, operando durante a noite de Réveillon em todo o Estado. Um deles, destacado exclusivamente para patrulhar a orla de Copacabana.Além disso, equipes extras de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão estrategicamente posicionadas nas principais áreas de concentração de público do território fluminense.A corporação vai empregar mais de 50 viaturas, drones, veículos de salvamento e combate a incêndio, ambulâncias, motocicletas, quadriciclos, pickups, lanchas, motos aquáticas e botes na Operação Réveillon.
Transportes
O MetrôRio montou uma operação especial de Réveillon que começa às 19h do dia 31/12 e vai até as 5h de 1º de janeiro. Nesse período, o passageiro só utilizará o sistema com o cartão especial. As últimas partidas do Metrô da Superfície das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h, do dia 31/12. As integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h do mesmo dia. No dia 01/01, o serviço vai operar em esquema de feriado (7h às 23h). A CCR Barcas vai operar com a grade especial no dia 31 de dezembro, na linha Arariboia. As travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá. A operação das linhas Paquetá e da Divisão Sul seguirá a grade regular de sábado.A SuperVia também trabalhará em regime diferenciado. No último dia do ano (31/12), os trens vão circular com a grade horária regular de sábados. Já durante o dia 1º de janeiro de 2023, a grade será a adotada em domingos e feriados. Em complemento à programação do dia 1º de janeiro de 2023, a concessionária oferecerá viagens extras, durante a madrugada, com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste.
Hemorio
Como todos os anos, o Hemorio faz campanha para incentivar doadores de sangue na reta final de 2022. O órgão vai funcionar todos os dias, em horário normal, das 7h às 18h, com exceção do dia 1º de janeiro, em que não haverá atendimento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.
Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.