O 190 Integrado passará a receber imagens das câmeras das 30 principais redes de supermercados do Rio. A ação de integração foi proposta pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e aceita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), em uma reunião na última quarta-feira, dia 16, no Palácio Guanabara.
O sistema 190 Integrado conecta imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas com o serviço de atendimento emergencial 190 da Polícia Militar. O aviso de chamamento público para o sistema 190 Integrado, já publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, permite a instituições públicas e privadas a realização de acordo de cooperação de cessão de câmeras de videomonitoramento e de alerta de sensores para o programa PMERJ Digital.
Os interessados podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar (sepm.rj.gov.br), cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de locais de circulação de público – vias urbanas, praças, estações de transporte, shoppings, agências bancárias e hotéis, entre outros.
A reunião contou com a participação dos secretários da Casa Civil, Nicola Miccione; Governo, Bernardo Rossi: Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho; Polícia Civil, Fernando Albuquerque, Defesa Civil, Leandro Monteiro; e do presidente da Asserj, Fábio Queiroz.