O Pix, que existe desde novembro de 2021, precisou de pouco tempo para cair na graça dos brasileiros. A possibilidade de informar apenas CPF, telefone ou e-mail para fazer uma transferência gratuita, afinal, torna tudo mais simples. Em abril deste ano, eram mais de 438 milhões de chaves ativas no país. Mas, assim como a popularidade, o número de golpes cresceu de formar relevante.
O número de tentativas do chamado “golpe do Pix” aumentou mais de 350% nos meses de abril e maio — se comparado aos dois meses anteriores. Isso equivale a quase sete mil tentativas por dia, mais de 280 por hora e quatro por minuto, somente em abril e maio. Alguns dos principais golpes são, primeiro, o do WhatsApp Clonado. Sempre que um telefone desconhecido, mas com a foto de um conhecido, te pedir uma transferência por PIX, ligue pra pessoa na hora e a avise. Configurar confirmação em dois fatores ajuda a minimizar esse risco.
Tem também o Atendimento bancário falso. O golpista se passa por um atendente de banco e induz a vítima a criar uma chave Pix. Para efetivar o cadastro, eles pedem para fazer um teste e a vítima acaba transferindo um valor para o criminoso. Tem ainda o Bug do Pix. Esse golpe começa com a divulgação de notícias falsas, espalhando a informação que existe uma falha no Pix e os consumidores ganharão um prêmio caso façam uma transferência. A regra é clara: pra qualquer promessa de dinheiro fácil na internet: desconfie!
Outro golpe é o do QR Code falso. O QR Code é muito usado por artistas em lives pra fazer doações. Mas alguns criminosos retransmitem essas lives usando outro QR Code por cima. Então, sempre antes de doar, confira se você está realmente no canal oficial do artista ou da instituição a ser ajudada. Outro golpe recente é o Urubu do Pix. Nele, uma página de memes do Twitter ou Instagram, com milhares de seguidores, posta uma oferta atraente: ao enviar uma quantia de dinheiro via Pix para um desconhecido, o valor será multiplicado e devolvido em minutos. Um simples depósito de R30 reais pode garantir 300 reais em poucos segundos, segundo o golpe. Ao receber a quantia, o atendente não responde mais e logo bloqueia o contato. De novo, fica a dica: desconfie de qualquer promessa de dinheiro fácil na internet!
Seguem algumas dicas para que você não caia nesses golpes:
1) A primeira delas é, antes de fazer qualquer transferência, confirmar a identidade de quem vai receber o dinheiro.
2) A segunda dica é ter atenção especial no momento de clicar em “confirmar” no aplicativo. Realmente é preciso ler tudo. Se o valor digitado foi o correto, se o destinatário é aquele mesmo. E se a chave PIX informada está correta. Se ainda não estiver habituado com o PIX, peça ajuda a alguém que sabe como fazer, preferencialmente alguém de muita confiança.
3) Também evite clicar em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp ou redes sociais que direcionam a cadastros de chaves PIX.
4) Antes de fazer uma transferência, confirme por ligação o pedido de transferência, já que o WhatsApp do recebedor pode estar clonado. Pra saber se a pessoa realmente te pediu aquele dinheiro, ligue pra ela. E mesmo você, se precisar pedir uma transferência de PIX pra alguém, não faça por mensagem de texto. Faça por ligação de voz pra evitar da pessoa achar que é um golpe.
5) Lembrando que a clonagem de Whatsapp pode ser de duas formas: ou o criminoso usa o mesmo número de telefone da pessoa clonada ou usa a foto dela do Whatsapp em outro número de telefone. Em ambos os casos, é importante ligar pra pessoa, não uma chamada de Whatsapp, mas de telefone mesmo, pra confirmar.
Se por um lado a transferência via PIX facilitou a nossa vida, por outro, também facilitou a vida dos criminosos. Então, todo cuidado é pouco com esse tipo de transferência, que é muito mais difícil de ter o dinheiro recuperado. É que os criminosos ficam transferindo o dinheiro várias vezes, entre várias contas, com várias transferências de PIX diferentes, sendo difícil e demorado o rastreio. Quando se chega à conta final, o dinheiro já foi sacado em algum lugar do mundo.
E você, conhece outro golpe usando PIX? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!