O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na residência Domus Sanctae Marthae, no Vaticano. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral seguido de insuficiência cardíaca irreversível.
O funeral será realizado no sábado, 26 de abril, às 10h (horário local de Roma), na Praça de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. Após o funeral, o corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo do pontífice.
Francisco solicitou um funeral simples: seu corpo será colocado em um caixão de madeira revestido de zinco, sem catafalco ou báculo papal, e ficará exposto por três dias na Basílica de São Pedro para a despedida dos fiéis.
Diversos líderes mundiais confirmaram presença no funeral, incluindo os presidentes Donald Trump (EUA), Emmanuel Macron (França), Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Volodimir Zelenski (Ucrânia), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Com a morte do Papa Francisco, inicia-se o período de “sede vacante”. O conclave para a eleição do novo papa poderá começar a partir de 6 de maio, dependendo da chegada dos cardeais eleitores a Roma.