Análise feita pela Firjan, a partir da Plataforma Retratos Regionais, aponta que o estado do Rio já recuperou 90% dos postos de trabalho perdidos nos primeiros meses de pandemia. Entre março e julho do ano passado, foram fechadas 191.150 vagas de emprego com carteira assinada e de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram abertas 171.699. Neste ano, o saldo é de 104.256 postos de trabalho.
“Estamos vendo o emprego formal no estado do Rio se recuperar de forma consistente e as contratações acelerarem nos últimos meses. A expectativa da Firjan é que, na próxima divulgação, a perda de vagas com carteira assinada da pandemia seja zerada. E não é algo pontual, neste ano foram criadas vagas em todos grandes setores e na grande maioria dos municípios fluminenses”, avalia o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Dentre os municípios, Araruama se destacou na geração de empregos na Região dos Lagos em um momento em que a economia brasileira ainda busca fôlego para retomar suas atividades. Os dados são da Firjan- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que analisou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A pesquisa mostra que Araruama registrou um saldo de 427 novas contratações só no mês de agosto. Esse é o maior saldo positivo desde o início da série histórica do novo Caged. O segundo lugar ficou com Cabo Frio, com 310 novos postos.
A pesquisa mostra, ainda, os 3 maiores setores na geração de empregos no município: Comércio, Indústria e Construção e Serviços. O desempenho de Araruama está acima, inclusive de municípios maiores e mais ricos, como Campos dos Goytacazes, que registrou 277 postos abertos em agosto.
A geração de empregos se deve em grande parte à chegada e abertura de novas empresas no município. Só esse ano até o mês de setembro o município registrou a instalação de 379 empreendimentos, o que dá uma média de mais de uma empresa aberta por dia em Araruama.
Segundo a Prefeitura de Araruama, a geração de empregos no município também é resultado dos investimentos do setor público.
Confira a classificação de todos os municípios do estado.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Araruama