Os moradores do bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, tiveram a oportunidade de curtir uma programação especial com a chegada da 9ª edição da Feira Cultural Itinerante. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, levou para a Praça Esportiva e de Lazer uma série de atividades culturais e artísticas, que envolveram apresentações de teatro, dança e samba, pagode e pop/rock, além da tradicional feira de artesanato. A ação acontece mensalmente em diferentes bairros da cidade com a proposta de ocupar praças e espaços públicos com arte e lazer.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a realização de mais uma edição de sucesso da Feira Cultural Itinerante. “A praça do bairro Praia Linda foi inaugurada pelo prefeito Fábio do Pastel em julho e realizar a Feira Cultural neste novo espaço é ainda mais gratificante. Tivemos a presença de muitas famílias, de crianças a idosos, que puderam aproveitar um dia de muita diversão, entretenimento e cultura. Foi uma excelente oportunidade de valorizar os artistas, empreendedores e artesãos participantes da nossa Feira e valorizar também esse novo espaço de esportes e lazer, que está lindo”, disse.
A programação foi aberta com a apresentação do grupo Samba do Washow composto por Washington Luiz Leite no vocal, Lekinho no tantã e surdo, Felipe no pandeiro, Gutemberg no violão e Eder no cavaco, que agitaram o público com repertório de samba e pagode retrô. “É uma satisfação imensa poder abrilhantar essa festa que já tem várias edições na cidade e que alimenta essa movimentação nos bairros. A gente tem bastante talento em São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Cultura tem dado muitas oportunidades para nós, artistas. Quero agradecer ao nosso prefeito Fábio do Pastel e ao secretário de Cultura, Thiago, por esse apoio nota 10”, destacou o vocalista do grupo.
Em seguida, a Banda SPA4, dos músicos Léo Camacho (guitarra), Marcos Costa (teclado), Jura Drums (bateria) e Anderson Alcoforado (vocal), levou a mistura de hits nacionais e internacionais do pop/rock. Logo após, os alunos da oficina juvenil de teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, sob a orientação da instrutora Nayara Gomes, apresentaram um musical. Em seguida, o Ballet Municipal, sob a instrução do coordenador Ramirez Menezes, apresentou a adaptação de um dos balés mais antigos e populares do repertório clássico, o “La Fille Mal Gardée”, composto por um trio de bailarinas.
Durante toda a tarde e noite, mais de 10 estandes de artesanato ficaram à disposição do público, reunindo uma variedade de peças do vestuário, acessórios e itens de cama, mesa e banho, além de lanches e sobremesas confeccionados artesanalmente. Carro-chefe do evento, a feira de artesanato é composta por artesãos participantes do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), projeto de capacitação promovido pelo Governo do Estado e pela UERJ em São Pedro da Aldeia em 2022, e conta ainda com a participação de artesãos e empreendedores atuantes no próprio bairro.
Uma das participantes da edição foi a artesã Aldaleia Lima, moradora do bairro Praia Linda há 13 anos. “Trabalho com artesanato desde 2007, com costura, feltro e fuxico, e para mim essa foi uma ótima oportunidade de poder apresentar o meu artesanato e divulgar também os talentos do nosso bairro e da nossa cidade, que muitas vezes ficam escondidos. Eu fico muito agradecida e feliz em participar desse evento e de ter esse apoio da prefeitura. Isso é muito importante para nós, artesãos”, disse.
Nascida e criada no bairro, a moradora Ana Paula de Melo curtiu a programação ao lado da família, do esposo Leonardo Costa, do filho Gabriel, de 7 anos, e do enteado Leonardo, de 11 anos. “Moro aqui há 43 anos e só de ver o meu bairro assim, com cultura, música, dança e teatro, eu me sinto emocionada, porque isso traz muitas coisas boas para as nossas crianças. O evento é maravilhoso e esse espaço também está lindo. Eu acompanhei a inauguração dessa praça e, para ser sincera, há mais de 20 anos eu não via a Praia Linda tão movimentada e bonita do jeito que está. A quadra poliesportiva está sempre cheia, as crianças estão adorando brincar aqui. Para mim, que sou moradora e que tenho filho, não tem coisa melhor. Parabéns ao governo do prefeito Fábio do Pastel por investir no nosso bairro”, comentou.
Na parte da noite, as apresentações continuaram com as performances do grupo de dança livre Samanta França Produções com a coreografia “NADA (de) NOVO”, que reúne influências do jazz dance e da dança contemporânea. Na sequência, a Orquestra Sons da Aldeia apresentou um repertório instrumental de clássicos da Música Popular Brasileira, com a participação especial da cantora Vívia Máris e do saxofonista Kakadio Rocha.
A banda de pop/rock Pescadores de Almas encerrou o evento com chave de ouro com sucessos autorais como “Na trilha”, “Paredão azul”, “Tua falta” e “Pra onde o vento me soprar”, além de canções do novo álbum, lançado em 2022, como “Hoje”, “O vento” e “Velas e Flores”. O grupo é composto por Dudu Gimenes (vocal), Rogério Curvelo (guitarra), Anselmo Hott (guitarra), Naldinho Resende (bateria) e Leandro Fumaça (baixo) que já se apresentam juntos há 20 anos. “Achamos essa iniciativa excelente. Para a gente, é um prazer e uma alegria participar desse evento. A Secretaria de Cultura tem feito ações inéditas na cidade. Estão de parabéns”, comentou Anselmo.
Moradora do bairro São João, Caroline Rezende fez questão de prestigiar a atração. “É a primeira vez que eu venho à Feira Cultural Itinerante. Vim por causa da banda Pescadores de Almas, que eu já acompanho faz muito tempo, mas chegando aqui eu pude conhecer outros artistas e novos talentos. É muito bom poder prestigiar e valorizar os artistas da cidade, com certeza estarei presente em outras feiras”, comentou.