Nesta quarta-feira (22), através das secretarias de Trânsito (SECTRAN) e Educação, a Prefeitura de Maricá promoveu uma projeto na Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu, sobre educação no trânsito. Alunos com idade entre 5 e 8 anos aprenderam sobre as principais normas de trânsito, respeito às sinalizações e a importância do uso do cinto de segurança.
Os alunos que participaram da ação na E.M. Professor Oswaldo Lima Rodrigues se empolgaram com as atividades. Monique Brandão, de 8 anos, afirmou que os conhecimentos serão passados também à família. “Eu aprendi nessa atividade que temos que respeitar o sinal de trânsito e usar sempre o cinto de segurança. Achei bem legal e vou ensinar tudo que aprendi aos meus pais assim que chegar em casa”, disse.
No projeto, as crianças aprendem se divertindo. Os agentes de trânsito da SECTRAN simulam um trânsito mirim, com veículos, faixa de pedestre e apresentações de fácil entendimento. Ao final da atividade, todos os alunos recebem uma habilitação infantil simbólica, com observações de bom comportamento e boas normas no trânsito.
“Esse trabalho foi iniciado para fazer com que as crianças sejam impactadas de verdade, formando melhores condutores no futuro. É gratificante ter esse contato e passarmos algo que terá um impacto positivo, fazendo com que criem consciência e levem também aos pais.”, explica Liana Borges, coordenadora operacional da Secretaria de Trânsito e responsável por ministrar a oficina.
As atividades com os alunos seguem nesta quinta-feira (23) no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Professora Ondina de Oliveira Coelho, no Centro. Na sexta-feira (24), a Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira (Flamengo) recebe a ação às 9h, e a Escola Municipalizada de Inoã sedia o evento às 14h.
A oficina nas escolas faz parte da Semana Nacional de Trânsito, iniciada em 18/09 e com término no próximo sábado (25), contando também com ações de conscientização nas vias de grande movimentação da cidade. A intenção é que a campanha com as crianças continue após a semana e leve educação de trânsito a unidades de ensino de todo o município.