Encontro marca implantação da Sala Lilás para acolhimento de pessoas em situação de violência em Araruama

Ação reforça o acolhimento humanizado nas unidades de saúde.

A Prefeitura Municipal de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (26) a implantação representativa da Sala Lilás no município. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal e marcou o início de uma nova fase de acolhimento e atendimento humanizado às pessoas em situação de violência, especialmente nas unidades de emergência da cidade.

Com a implantação, as salas das assistentes sociais passarão a funcionar como salas de referência da Sala Lilás, promovendo escuta qualificada, acolhimento e encaminhamento adequado das pessoas em situação de violência.

O evento teve início às 13h30, com o credenciamento dos participantes. Em seguida foi feita a abertura da mesa composta por importantes nomes da rede municipal de saúde e proteção social:

  • Karolina Araújo – Superintendente de Vigilância em Saúde
  • Fabrício Veloso – Secretário de Saúde
  • Bianca Frederico – Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
  • Dra. Kesley – Diretora Médica do PAM/IML
  • Marizete Ramos – Superintendente de Defesa da Mulher
  • Fabrícia Siqueira – Coordenadora do CRAM e palestrante
  • Ludmila Roque – Assistente Social, Apoiadora Técnica da Sala Lilás e palestrante

Em seguida, foi realizada a capacitação com foco na sensibilização dos profissionais para o acolhimento e atendimento adequado às pessoas em situação de violência. As palestrantes Fabrícia Nogueira Siqueira e Ludmila Roque abordaram estratégias de abordagem, escuta ativa e fluxos de atendimento nas unidades de saúde.

O público-alvo da ação foi composto por equipes multiprofissionais da rede municipal de saúde, incluindo UPA, UPA Pediátrica, Pronto Atendimento de Praia Seca, Hospital Municipal José Molina (HMJP), CIMI, HMPASC, Atenção Básica (DISAF) e PAM.

O encerramento do evento ocorreu por volta de 16h.

A Prefeitura de Araruama reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a proteção das pessoas em situação de violência e a promoção de uma saúde pública mais sensível, humana e acolhedora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia