Mais um grande representante da primeira geração de surfistas profissionais brasileiros nos anos 70, Ricardo Bocão acaba de confirmar sua participação na 5ª edição do Surf Experiences, promovido pelo bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016), Phil Rajzman. A clínica acontecerá de sexta a domingo (17 a 19/12), na praia de Geribá, em Búzios/RJ, com aulas de surfe e rodas de conversa, além de treinamento com especialista em sobrevivência na arrebentação e trilha especial por Búzios.
Bocão foi o primeiro surfista brasileiro a ser convidado por três temporadas seguidas para o campeonato “Quiksilver in Memory of Eddie Aikau”, de ondas grandes, no Havaí. Além de grande comunicador, produtor diretor e empresário, é a figura que há quatro décadas influencia gerações a compartilhar um estilo de vida saudável com o surfe.
A participação de Bocão será no sábado, à tarde, para uma roda de bate-papo com outros ícones do surfe: Daniel Friedman, primeiro brasileiro a conquistar uma etapa de circuito mundial, venceu mais de 20 campeonatos e fez mais de 30 finais; Vitorino James, campeão mundial de longboard, com 240 troféus conquistados, além do próprio Phil Rajzman. “A oportunidade que proporcionamos as pessoas de conhecer, conviver e trocar informações com grandes nomes do surfe, vivenciando o estilo de vida do esporte com ícones é o que mais deixa a galera neste alto astral e sempre com vontade de mais”, afirma Rajzman.
“Phil é uma pessoa que mistura a jovialidade com experiência, pois já conquistou dois títulos mundiais e viajou bastante, apesar de ainda novo. Com o Surf Experiences, ele consegue montar um programa dirigido desde iniciantes de várias idades até surfistas que querem adquirir mais experiência com o campeão mundial”, afirma Bocão. Para ele, conversar com Daniel Friedmann e James Vitorino, além de Phil, é algo especial. “Vamos trocar histórias que os presentes não conhecem e vão ficar amarradões em ouvir”, completa Bocão. “Quem colocou os primeiros quilômetros nessa estrada do surfe foi a minha geração e de Daniel, além de Rico de Souza, Pepe Lopes, Paulo Proença entre outros dos anos 70. Nós tínhamos muita coragem nas ondas grandes do Havaí.”
Bocão tem 67 anos, e o surfe está em sua vida há 50 anos. “Representa tudo que eu vivi, que eu aprendi. O contato com o mar e suas ondas ensinam muito. Acredito que no oceano a pessoa consegue descarregar muita energia ruim. Quando estamos deprimidos ou chateados e passamos uma hora na água, surfando ou remando, saímos renovados”, afirma o ex-atleta. Ele conta que conheceu vários países devido ao surfe, indo atrás de campeonatos ou de ondas melhores: África do Sul, Austrália, Indonésia e Japão, entre outros. “Lugares fantásticos e culturas muito diferentes. Também menciona suas fábricas de pranchas, sua revista e programa de TV Realce, seus 12 anos como produtor independente no Sportv e seu canal Woohoo, que já tem 15 anos. “Minha vida foi o surfe, que me ensinou a respeitar a natureza e o meio ambiente, desde a década de 70, quando o assunto nem estava na moda, nós sufistas já tínhamos essa consciência”, conclui.
Ricardo Bocão trabalha com criação e produção de conteúdo para televisão há 21 anos. Estreou como apresentador de TV no cultuado programa “Realce”, de 1983, sendo o 1º programa de esportes de ação e jovem do Brasil. Ao longo deste período produziu mais de 4.000 programas inéditos para a TV.
Phil Rajzman fala sobre o amigo Bocão: “Além de um dos grandes nomes do surfe no Brasil, foi pioneiro e um visionário em colocar o esporte na mídia. Ele sempre foi uma referência para mim, me ajudou como atleta, além do esporte no geral”. Rajzman também diz que Bocão é o chefe de equipe da família Surfland Brasil (o primeiro clube e resort em multipropriedade com piscina de ondas para surfe no mundo, que está sendo construído em Garopaba/SC). “Recentemente tivemos uma boa experiência visitando as obras e participando da competição em Joaquina, Florianópolis/SC. Bocão é um excelente anfitrião e é uma figura que representa o lifestyle do surfe.”
A clínica – Surf Experiences, realizado desde 2019, é voltado para todas as idades e para todos os níveis de surfe e tem o intuito de unir gerações ao redor da cultura do esporte. Participam geralmente famílias, filhos com seus pais e avós, e surfam com esses ícones do esporte. Além das aulas (divididas em níveis iniciante, intermediário e avançado) e rodas de conversa, uma novidade dessa edição será a presença do professor Bruno Castello da Costa, fundador do curso Rio Surf Survive de sobrevivência na arrebentação, que aborda sobre “Autonomia do Surfista na Arrebentação”. Ele ensina treinamentos para entrar e sair do mar com a prancha e passar a arrebentação. Os participantes ficam hospedados, fazem as refeições saudáveis e todas as atividades monitorados também por professores e a equipe de Rajzman. As inscrições são limitadas, os interessados devem contatar Bel no tel. 21 98888-7292.
Confira o vídeo de umas das clínicas para entender melhor seu conceito https://youtu.be/zekFQHiHM6c
A 5ª edição do Surf Experiences tem os apoios da Açailand de Búzios, Geribá Beach House, Hotel Le Relais la Borie, The Search House Club, Três Chalés, Eduardo Vianna, O Pico Certo e Phil Rajzman Shapes. Além da Prefeitura Municipal de Búzios, Associação de Surf de Búzios (ASB) e Guarda Vidas Búzios.
Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 39 anos, tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos.