Eleições foram disputadas em diversas cidades na Região dos Lagos

A população brasileira foi às urnas neste domingo (2) para escolher o Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. No Rio de Janeiro, além de um Governador e um Senador, entraram 46 representantes na Câmara dos Deputados e 70 parlamentares para a Alerj.

Do município de Araruama, na Região dos Lagos, nenhum dos candidatos entrou para as vagas na Camâra dos Deputados e no Estado. Concorrentes a uma vaga em Brasília, André Monica, do PDT, teve 13.720 votos válidos, e Carlos Russo, do Podemos, ficou com 24.224 votos. Já na corrida para a Alerj, Raiana de Chiquinho, do PSD, teve 22.703 votos.

Em Saquarema, foram reeleitos para o cargo de deputado estadual, Doutor Pedro Ricardo, do PROS, (44.014 votos) e Franciane Motta, do União Brasil, (37.873 votos). Nas redes sociais, Pedro Ricardo agradeceu os votos das pessoas. Na cidade, ele foi o mais votado, com 20.013 votos.

“Agradeço cada voto! Como deputado reeleito, continuarei trabalhando para fazer um estado ainda melhor! Da capital ao interior seguiremos firmes! Esse é o meu compromisso”, explicou.

Reeleito deputado estadual, Dr. Serginho foi o mais votado em quatro das sete cidades da Região dos Lagos: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Candidato do PL foi o quinto mais votado no estado, com 123.739 votos válidos. Apenas Iguaba Grande, Saquarema e Araruama tiveram outros candidatos como o mais votado para assumir o cargo.

Em Armação dos Búzios, Serginho teve 4.676 votos. Já em Arraial do Cabo, foram 4.523. Em Cabo Frio, o candidato teve 38.049 votos, enquanto, em São Pedro da Aldeia, foram 9.111. Nas redes sociais, ele descreveu o momento dessa vitória, que foi importante para a Região dos Lagos.

“Se eu pudesse escolher apenas uma palavra para descrever o que sinto, neste momento, escolheria gratidão! Gratidão por cada oração, cada abraço, por cada pessoa que acreditou e batalhou incansavelmente ao meu lado, eu posso ser grato por tanto carinho”, disse.

O Estado do Rio de Janeiro reelegeu, Romário, do PL, para o Senado, com 2.384.331 votos. Apenas uma vaga para a câmara alta do Congresso Nacional estava em disputa neste ano. Com o resultado, a bancada do Rio de Janeiro continua toda com o PL: Flávio Bolsonaro, Romário e Carlos Portinho.

Na cidade de Araruama, Romário teve 23.983 eleitores. Já em Búzios, ele recebeu 9.576 votos. No município de Arraial do Cabo, foram 7.358 votos para o ex-jogador de futebol.

Em São Pedro, ele foi a principal escolha, com o voto de 19.089 eleitores. Enquanto, em Iguaba, o senador conquistou 6.860 votos. A população de Saquarema também preferiu Romário, com 19.369 votos. Nas redes sociais, ele descreveu a emoção de ser reconduzido ao Senado pelo povo do Rio de Janeiro.

“Obrigado, obrigado e obrigado! Prometo a vocês que trabalharei ainda mais para entregar uma melhor qualidade de vida para a população fluminense e brasileira. Esta eleição foi de muita luta, enfrentei concorrentes covardes e desleais, mas a população não se deixou enganar. E eu agradeço, mais uma vez, a confiança depositada em mim. Obrigado, meu Rio de Janeiro!”, afirmou.

O governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito com 4.930.288 votos. Entre os sete municípios da Região dos Lagos, Castro teve 240.901 votos contra 62.938 de Marcelo Freixo (PSB). Na cidade de Araruama, por exemplo, Cláudio atingiu 47.554 votos.

Já em Búzios, o governador recebeu 16.746 votos, enquanto, em Arraial do Cabo, ele foi a escolha de 14.513 eleitores.

Em Cabo Frio, Castro foi o preferido de 76.950 eleitores. Já em São Pedro da Aldeia, o candidato foi o mais votado, com 36.719 votos. Em Iguaba Grande, ele recebeu o voto de confiança de 14.105 pessoas.

A população de Saquarema também escolheu Cláudio Castro, com 34.314 votos.

Nas redes sociais, ele agradeceu, “de coração”, a confiança e a esperança que milhões de fluminenses depositaram em seu nome.

“Hoje o povo do Rio de Janeiro mostrou, com seu voto, que aprova o caminho que nós estamos trilhando. A vitoria de hoje não é só minha. Ela é de todos aqueles que amam o Rio de Janeiro. De todos os que sonham e lutam para que o Rio ocupe de fato o lugar que nos pertence: que é ser o orgulho do Brasil”, explicou.

Para Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi para o segundo turno com Jair Bolsonaro, do PL. Lula obteve 57.258.115 votos e Bolsonaro, 51.071.277.

Entre as sete cidades da Região dos Lagos fluminense, porém, o atual presidente e candidato a reeleição foi o mais votado, com 231.355 votos. Lula ficou em segundo lugar, com 137.479 votos.

Em Arraial do Cabo, Bolsonaro foi votado por 13.917 eleitores. Em Búzios, ele teve 15.040 votos. Já em Araruama, ele foi a escolha de 46.791 pessoas.

Bolsonaro também levou a melhor em Saquarema, com 34.986 votos. Na cidade de Cabo Frio, foi o mais votado, com 75.184 votos. Enquanto, em São Pedro da Aldeia, ele teve 34.986 e, em Iguaba, 12.769 votos.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) terá uma renovação de 45,7% a partir do ano que vem. A próxima legislatura, determinada pelo resultado das eleições, contará com 32 novatos e 38 reeleitos.

Nas eleições de 2018, a renovação havia sido de 51%, com 36 novos deputados sendo eleitos na ocasião. A posse dos novos integrantes da Alerj acontecerá em fevereiro de 2023.

A maior bancada será do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSol com cinco.

O PP contará com 4 deputados e o Republicanos e o Solidariedade terão três representantes, cada um. Os partidos com dois parlamentares na Alerj serão o PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já com um deputado, cada, estão o Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB e PCdoB.

Por Pier Luro e Luiz Felipe

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia