Eleições 2022 impactam e são impactadas pelo ambiente digital

Se você acessou sites do Governo Estadual ou do Governo Federal no último mês deve ter notado a ausência de várias notícias. Os sites estão mais limpos, apenas com informações básicas ou de prestação de serviços essenciais. Isso porque, conforme a lei eleitoral, os sites e também as redes sociais oficiais dos governos que disputam as eleições devem retirar notícias do ar para evitar uso indevido da comunicação institucional para tornar a disputa mais igual.

A medida, no entanto, não vale para sites de prefeituras e câmaras municipais, já que as próximas eleições para prefeito e vereadores só vão ocorrer em 2024. Mas tanto os sites das assembleias legislativas quanto das câmaras municipais devem ficar atentos para evitar divulgação de deputados e vereadores que são, também, candidatos a deputado estadual e federal nessas eleições. Se o cidadão identificar alguma promoção pessoal nesses sites, pode denunciar no TSE.

Tik Tok
Se em anos anteriores as redes sociais queridinhas dos candidatos foram Facebook e Instagram, tudo leva a crer que, este ano, a grande sensação das eleições seja o Tik Tok. Faltando menos de dois meses para as eleições, os candidatos miram no engajamento das redes sociais para atrair o público jovem e a rede chinesa vem ganhando mais atenção dos políticos já que, somente no Brasil, são mais de 140 milhões de contas.

Na tentativa de engajar o público jovem, o ex-presidente Lula abriu uma conta oficial no TikTok em junho deste ano e vem apresentando bons números. O presidente Jair Bolsonaro já tinha conta na rede há mais tempo, por isso, lidera o engajamento com folga por lá. Ciro Gomes foi o primeiro a entrar no aplicativo e também tem bom desempenho, embora muito inferior ao de Bolsonaro.

Vale lembrar, no entanto, que popularidade digital não é necessariamente popularidade na vida real. Até porque, nem todo mundo que segue o candidato vota nele. Além de perfis fake e robôs, tem também parte da oposição, de olho em algum escorregão do adversário, além de muita gente que segue só por seguir, um interesse limitado que não vira voto. Só que, mais do que dancinhas e frases de efeito, o eleitor deve ficar de olho nos históricos e propostas de cada candidato, e isso vale pra qualquer rede social. Afinal de contas, não vamos eleger blogueiros ou dançarinos, mas sim presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Além dos perfis oficiais dos candidatos, há também perfis de apoio. Muitas das vezes frutos de criação de agências digitais contratadas, esses perfis são responsáveis por dar mais leveza às campanhas, com animações, paródias e, muitas vezes, a contrapropaganda, que seria o ataque aos adversários, o que não pegaria bem se fosse publicado nos perfis pessoais dos candidatos, que tendem a ser mais propositivos, com uma ou outra alfinetada.

Esses perfis costumam ter até mais engajamento do que os oficiais dos candidatos. Ciro Gomes, por exemplo, tem um perfil de apoio no Tik Tok chamado “O cartunista tímido”. No Youtube suas animações com paródias são bastante viralizadas. O presidente Bolsonaro, no entanto, parece conseguir usar melhor as redes desde sua eleição quatro anos atrás. Seus seguidores costumam ser bastante engajados. O PT de Lula tenta correr atrás do tempo perdido, reunindo a militância e outros perfis de esquerda para compartilhar suas pautas. Isso porque, nos dois primeiros anos do Governo Bolsonaro, o Partido dos Trabalhadores se ocupou de defender Lula quando esteve preso e tentou viabilizar sua candidatura.

Correndo por fora, temos ainda Simone Tebet, do MDB, que tem utilizado o TikTok para alcançar eleitores que não conhecem a senadora, e Pablo Marçal, além de outros candidatos de partidos menores. E você, costuma acompanhar perfis de apoio a candidatos ou só os perfis dos candidatos mesmo? Ou nem isso? Aliás, como você se informa a respeito dos candidatos? Nas redes sociais, por meio de amigos, ou pela mídia? Ou você ainda não está nem aí pras eleições desse ano? Eleição é coisa séria e é assim que deve ser vista por todos. Afinal, dessas pessoas depende o futuro do nosso país. Acompanhe os candidatos nas redes e vote consciente em outubro! Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

@marcelosander

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