Com foco nas mulheres de 25 a 64 anos, ação ofereceu exame preventivo e mamografia nas Unidades de Saúde da Família
O município de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (15) o “Dia D” de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, realizando o exame preventivo (Papanicolau) em 593 mulheres com idades entre 25 e 64 anos, além de encaminhar outras 248 para a mamografia. A mobilização integrou a programação do Outubro Rosa na cidade e ocorreu em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).
Em adição a isso, meninos e meninas de 9 a 14 anos puderam se vacinar contra o HPV (vírus do papiloma humano) durante o Dia D, aumentando a proteção contra diversos tipos de câncer causados pelo vírus, o que inclui o câncer de colo do útero.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, comemorou a participação da população, que aproveitou a oportunidade para realizar o exame preventivo e solicitar a mamografia, mostrando a consciência dos moradores sobre a importância do diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.
Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), destacou a importância da mobilização em todo o município e do empenho dos profissionais da área para o sucesso da iniciativa.
População aprova o Dia D
Centenas de moradores estiveram nas Unidades de Saúde da Família durante o Dia D, mostrando que as ações de conscientização pela prevenção ao câncer de mama e de colo de útero foram efetivas. Rosangela Almeida, de 62 anos, foi até à USF Central para realizar o exame preventivo ginecológico e recomendou que outras mulheres também façam o procedimento.
Atividades que marcam o Outubro Rosa continuam
Maricá segue mobilizada pela prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Neste sábado (22/10), ocorrerá a Caminhada do Outubro Rosa, com concentração às 7h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, seguindo às 8h30 em direção à Praça Tiradentes, em Araçatiba. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://bit.ly/caminhadarosa2022. Ao todo, são 800 vagas disponíveis.
Além disso, nesta quinta-feira (20), às 17h, será aberta a exposição “Tem marcas que o tempo pode evitar”, no hall de entrada do shopping Boulevard Maricá, no Centro. Durante a mostra, serão apresentados painéis com fotos e depoimentos de maricaenses que enfrentaram o câncer de mama, da descoberta à cura, passando pela importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Fonte: Prefeitura de Maricá
