Começa 1º Mostra de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil em Macaé

Cerca de 1.200 professores do maternal e pré-escola da rede pública municipal de ensino participam, nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), da ”I Mostra de Práticas Pedagógicas da Educação da Educação Infantil”, na Cidade Universitária. O encontro, que tem o objetivo de socializar as ações desenvolvidas nas 60 unidades desse segmento, terá quatro edições durante os dois dias.

A abertura contou com momento de acolhimento e esquete teatral, além da palestra “Leitura e Escrita na Educação Infantil: Diálogos Possíveis?”, com a professora e doutora, Jordana Castelo Branco. A secretária de Educação, Leandra Lopes, falou sobre a importância da Mostra para o desenvolvimento da rede municipal de ensino.

“Com um olhar de cuidado na educação, é possível transformar. Por isso, a importância de olhar para quem também faz a educação. Seguimos no caminho da educação igual para todos, portanto, é fundamental a realização de mostras como essa e, com isso, construirmos caminhos participativos”, frisou a secretária.

E a professora de Educação Infantil Elisângela Amaral, da Escola Municipal Maria Magdala, confirmou a busca por melhores práticas na sala de aula.

“Quando assumi o meu cargo, não tinha muita prática, porém, mesmo assim me encantei, pois acredito na proposta da Rede. Hoje, ainda não aplico tudo que acredito, mas estou no caminhar e a rede está de parabéns!”, disse Elisângela.

A mostra continua nesta quinta-feira com a palestra de tema ”O livro de Literatura Infantil com bebês e crianças na creche como gesto de cuidado”, ministrada pela Dra. Nazareth Salutto, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, destacou que a mostra, com a exposição de projetos desenvolvidos na rede municipal, tem a proposta do diálogo e trocas de experiências.

“A ideia é a formação e a valorização dos professores da Educação Infantil. Além disso, desejamos ressaltar que a teoria e a prática precisam caminhar juntas. Estamos lançando hoje, oficialmente, o Caderno de Orientações Pedagógicas”, acrescentou.

O secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, pontuou que as ações pedagógicas representam a base da educação.

“As ações são voltadas para avançarmos na busca pela excelência do ensino e, para isso, é fundamental pensar em rede e no direito da criança em se desenvolver. Nesse sentido, o planejamento também é muito importante”, acrescentou Robério.

A mostra também contou com a presença das superintendentes do Ensino Fundamental, Eliane Salgado e Odilaine Pinto, e da secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia